Opinião: Esporte Interativo poderia “abraçar” futebol do interior paulista

A relação dos canais Esporte Interativo com o futebol do Nordeste é caso de sucesso para servir como exemplo na mídia brasileira. O público nordestino sempre foi deixado de lado pelos principais veículos de comunicação do país, não é considerado em números de audiência na televisão (se um programa for mal em São Paulo e no Rio, ele corre o risco de sair da grade de uma emissora. Se for bem nesses dois lugares e mal no Nordeste, ele fica no ar), e desde sempre foi “doutrinado” com o futebol carioca. Motivo principal que explica o tamanho da torcida do Flamengo na região, frente aos clubes de lá.

LEIA MAIS
Você sabia? Fernanda Gentil já atacou de “atriz” no Esporte Interativo

O Esporte Interativo, muito antes de ser comprado e ter nele injetado um caminhão de dinheiro da gigante Turner, viu no Nordeste uma possibilidade de sucesso. Lançou um canal exclusivo com conteúdo da região, que hoje teve que dar espaço ao EI Maxx em razão do surgimento de novos produtos na grade, acreditou e investiu na Copa do Nordeste e em campeonatos estaduais.

Acredito que essa receita pode ser repetida em um outro mercado importante: o interior de São Paulo. As principais competições daqui são a Série A-2, Série A-3 do Paulistão e também a Copa Paulista. Esses torneios ficam restritos à transmissão da Rede Vida, emissora católica que é importantíssima para a divulgação do futebol “caipira”, mas que tem recursos limitados e pouca capacidade de expansão.

No passado, a Série A-2 já foi transmitida por ESPN Brasil, BandSports e SporTV, mas nem sempre com o destaque necessário. No ano passado, por exemplo, o SporTV usou os direitos de transmissão em TV fechada para mostrar apenas dois jogos por mês, em média, mais para preencher espaço na grade dos seus três canais.

O Esporte Interativo já mostrou que tem dado espaço não só ao futebol do Nordeste, mas também aos clubes “menores” de todas as regiões. Tanto que fez sucesso com as transmissões do Brasileirão na Série C e na Série D. Inclusive mostrando jogos que levaram o Botafogo-SP ao título da quarta divisão nacional.

Na Série A-2 do Paulistão, por exemplo, hoje jogam times como Guarani, Bragantino, Portuguesa, São Caetano, Santo André, Paulista de Jundiaí, Juventus da Mooca, entre outros. Seria uma importante forma de penetração em um mercado ainda pouco explorado e com bom potencial de crescimento.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.