F1: McLaren trabalhou até no natal para aprontar novo carro

A McLaren sacrificou as festas de fim de ano para poder entregar seu carro para a temporada 2016 da Fórmula 1 antes do início dos testes de pré-temporada, que acontecem a partir do dia 22 de fevereiro, em Barcelona. A equipe, que busca se redimir de um péssimo 2015, apresentará a máquina com a qual competirá neste ano um dia antes do início das atividades na Espanha.

LEIA MAIS:
VIDEO: Relembre momentos do mito Gilles Villeneuve

A data de apresentação levava em conta a possibilidade de um calendário em que a Fórmula 1 faria sua primeira etapa apenas no mês de abril, o que acabou não acontecendo. Com a primeira rodada de testes marcada para o final de fevereiro, a equipe inglesa não teve alternativa e precisou correr contra o tempo para aprontar o carro.

“Nosso programa de construção não foi não foi alinhado para isso, então sabíamos que tínhamos um problema para solucionar. Em termos de design e capacidade de engenharia, foi um exercício de replanejamento relativamente simples – havia menos tempo para terminar o trabalho, então todos trabalharam um pouco mais”, disse Simon Roberts, diretor de operações da McLaren, em entrevista ao site Motorsport.com.

“Mas a agenda do caminho de construção foi mais crítico. Precisamos passar tudo para a FIA e estamos prontos para o primeiro teste, que também foi antecipada. Nesta situação, você não pode só replanejar, você precisa fazer alguma coisa diferente”, seguiu Roberts, que destacou que a única solução foi trabalhar durante o final do ano, envolvendo 110 funcionários.

“Tivemos uma boa resposta, e as pessoas pareceram aproveitar também. Isso foi um pouco esquisito, não tínhamos todo o time, mas existiu um espírito bom. Todos eles sabiam o porquê de estarem lá trabalhando. Orgulhosamente, isso significou que, uma vez que o ano novo chegou, estávamos de volta a programação, e parecia que o programa tinha sido gradual dessa forma. Foi um esforço incrível”, completou.

Foto: Beto Issa/GP do Brasil



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.