Campeão europeu com o Liverpool se torna piloto de corridas

Um dos principais responsáveis pelo título do Liverpool na UEFA Champions League de 2005, o polonês Jerzy Dudek fez sua estreia em corridas de longa duração neste final de semana, ao ser um dos pilotos responsáveis pela condução de um Seat Leon na disputa das 24 Horas de Dubai, prova realizada entre sexta-feira (15) e sábado, disputada no Dubai Autodrome, nos Emirados Árabes Unidos.

LEIA MAIS:
Vídeo: Felipe Massa faz apresentação com carro testado por Ayrton Senna

Ao lado dos compatriotas Adam Gladysz e Marcin Janos, do lituano Robertas Kupcikas e do sueco Simon Larsson, Dudek, atualmente com 42 anos, terminou a prova na 70ª colocação entre 98 carros, ao completar 435 voltas, ante 588 do Audi vencedor da prova, que teve entre seus pilotos o belga Laurens Vanthoor.

De acordo com o blog “World of Motorsport”, do jornalista Felipe Giacomelli, esta não foi a primeira experiência de Dudek no esporte a motor. Nos últimos três anos, o ex-goleiro integrou o grid do Volkswagen Golf Cup, torneio disputado na Polônia. Correndo contra pilotos com média de 20 anos de idade, o campeão europeu de futebol terminou o ano na 17ª colocação, sem pódios ou vitórias.

Dudek, porém, não é o primeiro ex-goleiro que passou a se dedicar às corridas de carros. Fabien Barthez, campeão mundial em 1998 com a França, Pato Abbondanzieri, um dos principais jogadores do Boca Juniors na década de 2000, e Santiago Cañizares, com passagem pela seleção da Espanha, também participam de corridas em seus países.

Vindo do Feyenoord, da Holanda, Dudek jogou no Liverpool entre 2001 e 2007, quando se transferiu para o Real Madrid, sendo reserva de Iker Casillas até 2011, quando se retirou do futebol. O ex-jogador ainda defendeu o Concordia Knurow e o Sokol Tychy, da Polônia.

Foto: reprodução/internet



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.