Perspectiva 2016: O que esperar do Grêmio?

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

2015 é página virada para o Grêmio, que já conta os dias para o início da próxima temporada, que promete ser muito intensa. A equipe participará do Campeonato Gaúcho, da Liga Sul-Minas-Rio, da Copa Libertadores, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Para entrar em campo em boas condições para brigar por títulos, a diretoria sabe que precisa reforçar a zaga, a lateral-direita, o meio de campo e o ataque. O que está deixando o torcedor gremista angustiado é a demora no anúncio de contratações. Nenhuma cara nova pintou. Isso só deve acontecer nos primeiros dias de 2015. A falta de recursos está prejudicando as negociações. Para se ter uma ideia, na última semana, o Tricolor perdeu a concorrência para o Tigres-MEX, que com mais bala na agulha levou o meia Lucas Zelarayán, ex-Belgrano, e o atacante Fernando Fernández, ex-Guaraní-PAR. A dupla era pretendida pelo clube brasileiro.

Vale dizer que mesmo com um elenco sem muitas opções interessantes, o Grêmio fez um Brasileirão exemplar, terminando na terceira colocação. O técnico Roger Machado, que assumiu a equipe na quarta rodada, fez um trabalho espetacular e tem tudo para crescer ainda mais. É um profissional com um pensamento moderno e que prioriza o jogo ofensivo.

A situação mais crítica está na lateral-direita. O clube pode iniciar 2016 apenas com o jovem Raul, que ainda não estreou nos profissionais. O contrato de empréstimo de Galhardo termina nesta quinta-feira e sua permanência é cada vez mais remota. O Santos, detentor dos direitos econômicos do jogador, exige uma compensação financeira para liberá-lo. A ideia gremista era fazer uma troca de jogadores, algo rechaçado pela cúpula santista. As duas diretorias seguem conversando e a novela só deve ser encerrada no início de janeiro.

Lucas Ramon, que foi reserva de Galhardo durante o Brasileirão, foi emprestado ao Santa Cruz. Wallace, que pertence ao Chelsea e estava emprestado ao pequeno Carpi-ITA, está próximo de ser oficializado como novo reforço. O jovem de 21 anos deve ser o dono da lateral-direita.

O clube também trabalha para repor a perda de Erazo, que não renovou o seu contrato. Henrique, do Napoli, e Fred, do Goiás, são os cotados. O segundo tem maiores chances de defender o Tricolor em 2016.

A grande notícia neste final de ano foi o acerto pelas permanências do zagueiro Geromel e do volante Maicon. O primeiro, que estava emprestado pelo Colonia até metade de 2016, deve assinar novo vínculo por quatro temporadas. O segundo deve ficar em definitivo em Porto Alegre, após o Grêmio atender a pedida de R$ 7 milhões do São Paulo.

Espera-se que em 2016, o Grêmio seja competitivo e volte a conquistar pelo menos um título, algo que não ocorre desde o Gauchão de 2011.

Possível time base do Grêmio em 2016: Marcelo Grohe; Wallace, Geromel, Bressan e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Pedro Rocha; Luan.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)