Opinião: 2015 foi ano incrível para o futebol do interior paulista

Foto: Luís Augusto/Agência Botafogo

O futebol do interior paulista viveu um ano muito bom em 2015. Depois de anos de problemas, sucateamento, ascensão de times de empresas e sem tradição, a temporada marcou o acesso à elite estadual de times como a Ferroviária e o Novorizontino (que embora seja um novo clube, carrega consigo a tradição do antigo, vice-campeão paulista de 1990). Viu o Botafogo-SP ser campeão brasileiro da Série D, garantindo mais uma vaga para o Estado na Série C em 2016.

LEIA MAIS
Futebol na TV: veja em quais canais assistir às principais competições em 2016

O Linense foi campeão da Copa Paulista e levou uma vaga na Copa do Brasil. A Ferroviária, como campeã da Série A-2, também vai disputar a competição nacional no ano que vem. O Oeste de Itápolis escapou do rebaixamento na Série B do Brasileirão e ainda conquistou o acesso e retorno à Série A-1 do Paulistão.

A Ponte Preta fez bonito e brigou o tempo todo na parte de cima da tabela do Brasileirão. O Bragantino se recuperou do rebaixamento no estadual, do mau começo na Série B, e chegou a brigar pelo acesso à elite nacional. O Guaratinguetá arrancou na reta final e evitou a queda para a Série D. A nota triste fica por conta do rebaixamento do Mogi Mirim para a terceira divisão do Brasileirão, e também pela permanência do Guarani na Série C da competição.

Mas o que vem por aí é um cenário ainda nebuloso. Para atender aos interesses da TV, o Paulistão voltará a ter 16 times em 2017. Com isso, precisará rebaixar seis times no ano que vem, promovendo apenas dois da Série A-2. Para não inchar a segunda divisão, também dela serão seis os rebaixados para a Série A-3, num efeito cascata até a quarta divisão.

O lado bom é que a briga pelas vagas na Série D ganharam um sabor especial na primeira divisão do Paulistão. Com uma mudança nos critérios da CBF, haverá uma readequação que dará aos classificados de 2016 uma vaga dupla na quarta divisão nacional: vale para 2016 e 2017. O interior está com tudo. Que venha um ano melhor.

Foto: Luís Augusto/Agência Botafogo



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.