Bizarro! Regulamento da Copinha vai classificar derrotado em mata-mata

Crédito: Divulgação

A Copinha é um patrimônio cultural do futebol brasileiro, aquele respiro para quem está com saudade de ver a bola rolando todos os meses de janeiro. Mas a competição também é laboratório para as fórmulas mais bizarras possíveis. E, em 2016, vai ter até time se classificando no mata-mata após PERDER um jogo.

LEIA MAIS
Fox fica sem sinal de jogo do Atlético de Madrid e reprisa vitória do arquirrival

Já não bastasse o número de participantes (112 clubes), a Copinha resolveu este ano classificar os dois primeiros colocados de cada uma das 28 chaves. Até o ano passado, apenas os líderes tinham vagas garantidas na segunda fase, enquanto alguns dos segundos lugares avançavam, de acordo com as vagas disponíveis para formar um mata-mata comum.

Com isso, a Copinha terá 56 times no mata-mata. Essa conta não podia dar certo. No primeiro mata-mata, 28 equipes avançam. Na fase seguinte, sobram 14 times. É aí que vem o problema. Com sete partidas formadas entre esses 14 times, sete times avançam para as quartas de final. Como fazer com sete times e quatro jogos? A Federação Paulista de Futebol resolveu promover o melhor perdedor da fase anterior. Isso mesmo, em um mata-mata, um time pode vai se classificar perdendo.

O trecho do regulamento que explica como um jogo de mata-mata termina com os dois times classificados é o seguinte:

“Classifica-se também para a quinta fase o Clube com melhor campanha entre os perdedores das partidas 43 à 49.”

Ou seja, quem tiver uma grande campanha já pode chegar tranquilo a essa fase. A chance de classificar perdendo é grande. Mais uma invenção da Copinha.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.