Após penúltima rodada, NFL já tem 11 das 12 vagas ocupadas aos playoffs

créito: NFL.com

Terminou na noite da última segunda-feira (28), a décima sexta semana da NFL. Com jogos eletrizantes, zebras e eliminados atrapalhando a vida de rivais, as vagas aos playoffs, até então abertas, foram quase todas preenchidas, com apenas uma restante. Falta apenas saber a posição em que os classificados vão ficar e quais serão os confrontos dos playoffs, que começam daqui a duas semanas.

O torcedores.com conta o que aconteceu na décima sexta rodada rodada e como está o cenário para a pós-temporada. No final do post, explicamos como funciona a classificação aos playoffs e como está a situação após a décima sexta rodada

 

Caiu o último invicto

A maior surpresa da tarde de domingo foi a queda do último invicto da temporada. O Carolina Panthers até teve a chance na última posse de bola de empatar o jogo, mas viu seu quaterback Cam Newton ser sacado e perder a bola. O Atlanta Falcons acabou vencendo por 20 a 13, e acabou com a temporada perfeita do time da Carolina do Norte. A vitória manteve viva por alguns momentos a esperança dos Falcons de ir aos playoffs, mas a vitória do Minesota Vikings diante do New York Giants no jogo da noite, acabou com as esperanças. Os Panthers, mesmo com a derrota, ainda são os melhores da conferência NFC, e tem garantida a folga na primeira semana. Perderam a chance de igualar o recorde invicto do Miami Dolphins de 1972 e do New England Patriots de 2007, entretanto.

 

Vitória sobre o rival na prorrogação e mudanças na repescagem

O melhor jogo do domingo foi entre dois rivais da divisão Leste da AFC. New England Patriots e New York Jets se enfrentaram em Nova York, com os donos da casa buscando manter vivas as chances de playoffs. O time chegou a ter a uma vantagem de 17 a 3, mas viu Tom Brady, um dos melhores jogadores da história, comandar o time a um empate de 20 a 20 nos últimos minutos do jogo e levar a partida ao tempo extra. Antes do início da prorrogação, os Patriots ganharam o cara ou coroa, mas num erro do jogador Matthew Slater, acabaram pedindo para chutar a bola ao invés de recebe-la. Os Jets não perdoaram o erro, e marcaram um touchdown que selou a vitória por 26 a 20.

Os Jets foram ajudados pelo Baltimore Ravens na rodada. O maior rival do Pittsburgh Steelers venceu o duelo entre os dois por 20 a 17, fazendo com que os Jets assumissem provisoriamente a vaga da repescagem. Os Steelers agora tem que vencer o seu último jogo e torcer por uma derrota dos Jets na semana que vem contra o já eliminado Bufalo Bills. Essa é a última vaga aos playoffs que ainda está em aberta na NFL.

 

Broncos conseguem a vaga de virada

O segundo e o terceiro melhor time da AFC se enfrentaram pela busca da segunda melhor campanha da conferência. Sobre um frio de menos dez graus em Denver, Cincinatti Bengals e Denver Broncos fizeram uma grande partida nesta última segunda feira (28). Os Bengals chegaram a estar liderando por 14 a 3 no intervalo, mas viram os donos da casa reagirem no segundo tempo e empatarem em 20 a 20, levando o jogo para a prorogação  Os Broncos conseguiram a vitória por 23 a 20 com um field goal. Com isso, se garantiram nos playoffs, e dependem apenas de uma vitória para ser, ao menos, segundo colocado. Já os Bengals perderam uma grande chance de evitar a primeira rodada dos playoffs, e tem que vencer o seu jogo e torcer contra o Denver na semana que vem para obter o descanso.

 

Expectativa de jogo parelho. Resultado inesperado.

O duelo entre dois líderes de divisão da NFC que brigavam diretamente pela segunda colocação, trouxe a expectativa de um jogo disputado com placar final com pouca diferença de pontos. O resultado, entretanto, foi totalmente o oposto. O Green Bay Packers foi até o Arizona para enfrentar os Cardinals, mas não conseguiu se impor e foi amassado pelos donos da casa pelo placar de 38 a 8. Arizona segue na segunda colocação da NFC, assegurando a folga na primeira rodada e o mando de campo. Com a vitória, Arizona tem garantido pelo menos a segunda colocação da NFC, mando de campo e folga na primeira rodada, e ainda tem a chance de ser o melhor time da conferência. Para que isso ocorra, precisa vencer o seu jogo e no próximo domingo e torcer por uma derrota do Carolina Panthers.

 

NFC está definida. Só falta saber as posições

Os seis times da conferência americana que irão aos playoffs já estão definidos. Três deles foram conhecidos nesta penúltima rodada. O primeiro a conseguir a vaga foi o Washington Redskins, após vencer o rival Philadelphia Eagles no sábado (26), fora de casa pelo placar de 38 a 24. O time da capital americana não tem como mais perder o título da divisão leste da NFC e tem garantida a quarta posição da conferência. Isso significa que na primeira rodada dos playoffs, marcada para daqui a duas semanas, os Redskins enfrentarão em casa o melhor classificado da repescagem, que ainda não está definido.

Os outros dois garantidos que carimbaram passaporte à pós-temporada foram Seattle Seahawks e Minesota Vikings, um através de uma vitória e outro através de uma derrota.O Seattle Seahawks conseguiu a vaga mesmo perdendo para o rival St Louis Rams pelo placar de 23 a 17. Como o time não tem chances de conquistar o título da divisão, terá que jogar a primeira rodada dos playoffs fora de casa. Já o Minesota Vikings venceu de forma convincente o New York Giants por 49 a 17 e ganhou moral para enfrentar o rival Green Bay Packers no próximo domingo. Este jogo valerá o título da divisão norte da NFC e a terceira posição da NFC

 

100% e 99% garantidos

Na AFC, o Kansas City Chiefs venceu o Cleveland Browns pelo placar de 17 a 13 e se garantiu nos playoffs ao menos na repescagem. O time do brasileiro Cairo Santos ganhou a nona partida consecutiva e ainda sonha com o título da divisão. Para que isso aconteça, precisa vencer o seu último jogo e torcer para o rival Denver Broncos, atual líder da divisão, perder o seu jogo contra o já eliminado Baltimore Ravens. Se isso acontecer, os Chiefs ganham a vantagem de poder jogar a primeira partida dos playoffs em casa.

Se o Kansas City está 100% garantido nos playoffs, o O Houston Texans está quase lá, com 99% de chances. Após vencer de forma convincente o Tennessee Titans por 34 a 6, o time do Texas só perde o título da divisão sul da AFC e a quarta colocação dos playoffs se uma catástrofe acontecer. Se os Texans perderem o seu último jogo, se o rival Indianapolis Colts vencer e se mais oito resultados acontecerem, a divisão sai das mãos de Houston. Caso contrário, os Texans enfrentarão o melhor colocado da repescagem em casa na primeira rodada dos playoffs

 

Entenda como funciona a classificação aos playoffs
As duas Conferências da NFL, AFC e NFC, distribuem 6 vagas aos playoffs cada: 4 aos campeões de divisões e mais duas através da repescagem, aos times de melhor campanha dentre todos os segundos colocados

As duas primeiras colocações das duas conferências dão aos times o direito de jogar os playoffs em casa, além de dar uma semana a mais de descanso. O terceiro e quarto colocados (campeões de divisão com pior recorde) recebem os classificados pela repescagem na primeira semana dos playoffs.

 

Situação dos playoffs após a décima sexta rodada:

AFC
1- New England Patriots (12-3)
2- Denver Broncos (11-4)

3- Cincinnati Bengals (11-4) X 6- New York Jets (9-6)
4- Houston Texans (8-7) X 5-Kansas City Chiefs (10-5)

Ainda brigam: Pittsburgh Steelers (9-6), Indianapolis Colts 7-8

NFC
1- Carolina Panthers (14-1)
2- Arizona Cardinals (13-2)

3- Green Bay Packers (10-5) X 6- Seattle Seahawks (9-6)
4- Washington Redskins (8-7) X 5- Minesotta Vikings (10-5)
Ainda brigam: nenhum



Paulistano, 27 anos, deixou a publicidade e o marketing esportivo para ingressar no jornalismo e conseguir cobrir grandes eventos esportivos. Apaixonado por esportes olímpicos e futebol americano, sonha em estar no Rio de janeiro em 2016 para cobrir os Jogos Olímpicos in loco.