Rosberg bate Hamilton no fim e fatura pole do GP do Brasil de F1

Nico Rosberg conquistou na tarde deste sábado (14) a pole position para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Após ser superado por Lewis Hamilton no treino livre desta manhã e nas duas primeiras fases do qualifying, o piloto alemão conseguiu o direito de largar da primeira posição pela quinta vez consecutiva no ano ao registrar o tempo de 1min11s282.

LEIA MAIS:
Francês, Jean Todt lamenta ataques em Paris; GP do Brasil terá minuto de silêncio

Coube a Hamilton completar a primeira fila do grid, ao ser 78 milésimos mais lento em relação ao seu companheiro de equipe. A segunda fila contará com os dois carros da Ferrari, com Sebastian Vettel largando à frente de Kimi Räikkönen. O grupo dos cinco melhores ainda terá a Force India de Nico Hülkenberg, que se beneficiou da punição sofrida por Valtteri Bottas por uma ultrapassagem sob bandeira vermelha na sexta-feira para herdar a posição.

Felipe Massa largará da oitava posição no grid deste domingo. O piloto da Williams dividirá a quarta fila justamente com seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, após registrar em seu melhor giro no Q3 o tempo de 1min12s415. Foi o melhor resultado do brasileiro neste final de semana em Interlagos.

Felipe Nasr realizou um bom treino e conquistou a décima posição no grid de largada, beneficiado por uma punição ao australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull. Esta posição, porém, está ameaçada, uma vez que o representante da Sauber está sob investigação após ter supostamente atrapalhado Felipe Massa em uma volta rápida no Q1.

O Grande Prêmio do Brasil acontece neste domingo, a partir das 14h.

O treino

Q1
Após pouco mais de três minutos de espera, os primeiros pilotos saíram para a pista de Interlagos. Nico Hulkenberg foi o primeiro a completar uma volta rápida, sendo superado por Felipe Massa e Max Verstappen na sequência. Pouco depois, Valtteri Bottas tomou a liderança, mas aí surgiu Rosberg para andar abaixo da marca de 1min12s pela primeira vez no final de semana, registrando 1min11s746.

Restando nove minutos para o término do Q1, Lewis Hamilton assumiu a liderança da folha de tempos, com 1min11s682. No minuto seguinte, Fernando Alonso foi mais uma vez orientado a estacionar sua McLaren – que recebeu uma nova caixa de câmbio – na pista, deixando a disputa da tomada de tempos.

Os competidores fizeram a troca dos pneus médios para os macios e retornaram à pista quando restavam quatro minutos para o encerramento da atividade. Felipe Massa perdeu o traçado quando vinha em voltar rápida após encontrar Felipe Nasr em seu giro de aquecimento de pneus. O incidente entre os dois brasileiros está sob investigação e será resolvido após o qualifying.

Hamilton terminou o Q1 na liderança, seguido por Rosberg e Vettel. Mesmo atrapalhado, Massa terminou com o décimo melhor tempo da primeira fase, enquanto Nasr ficou com a 12ª posição. Pastor Maldonado, Jenson Button, Alexander Rossi e Will Stevens, além de Alonso, foram eliminados.

Q2
Tão logo a segunda fase do qualifying teve início os dois pilotos da Mercedes foram à pista, com Hamilton levando vantagem sobre Rosberg mais uma vez. Massa fez sua volta e assumiu a quarta posição após seis minutos de sessão, ficando atrás dos carros da Mercedes e de Bottas, seu companheiro na Williams.

Nasr, mostrando ter um carro bem acertado para a pista de Interlagos, assumiu a oitava posição restando seis minutos para o final do Q2, superando inclusive seu compatriota. Na parte da frente, com Hamilton inalcançável, o destaque passou a ser Nico Hülkenberg, terceiro com o carro da Force India, deixando esta posição nos minutos finais, quando Vettel pulou para o segundo posto.

Romain Grosjean rodou no miolo do circuito em uma de suas últimas tentativas, mas conseguiu retornar à pista. A atividade terminou com Hamilton na liderança mais uma vez, seguido por Vettel e Rosberg. Massa conseguiu avançar ao Q3 na décima posição, enquanto Felipe Nasr foi eliminado após ser o 11º. Carlos Sainz, Sergio Pérez, Marcus Ericsson e Grosjean também deixaram a disputa pela pole position.

Q3
A definição da pole começou com Hamilton e Rosberg travando mais uma batalha particular. Primeiro, o alemão fechou seu giro em 1min11s461, pouco menos de um décimo mais rápido em relação a marca de seu companheiro de equipe. Vettel tentou se colocar na disputa, mas encerrou sua primeira tentativa em terceiro, seguido por Bottas e Räikkönen. Massa aparecia em sétimo.

Após nova troca de pneus, os pilotos retornaram à pista para a última tentativa de volta rápida, isso quando o relógio apontava apenas 1min30s para o término da qualificação. Rosberg melhorou sua marca para 1min11s282 e viu Hamilton falhar na tentativa de superá-lo, faturando a pole position. Sebastian Vettel largará em terceiro, enquanto Felipe Massa será o oitavo.

Foto: Beto Issa/F1 GP Brasil



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.