Conheça o templo brasileiro do automobilismo: Interlagos

Fonte: Instagram F1Latestimages

Com o paddock ainda em obras, Interlagos recebe esse final de semana a penúltima etapa da temporada do mundial de F1.  A pista muito querida pelos pilotos sofria com o “aperto” na parte de trás dos boxes.

LEIA MAIS: Felipe Nasr: “Não quer que as pessoas esperem de mim um novo Senna”

Antiga, a Pista de interlagos já foi palco de muitas corridas e não é a primeira vez que passa por reformas, o traçado original e antigo da pista paulistana chegava a quase 8 quilômetros de extensão e até hoje os puristas do automobilismo se emocionam quando falam dela.

A interlagos de hoje possui 4.309 metros de extensão e a prova será disputada em 71 longas voltas, o que totaliza pouco mais de 305km.  Uma particularidade de interlagos é o sentido da pista, anti-horário, e segundo os preparadores físicos isso requer mais preparo físico do que em pistas que correm no sentido horário. O pescoço é a parte do corpo do piloto que mais que sofre.

O asfalto totalmente novo possui alto nível de abrasão, bem como um ótimo grip. O nível de desgaste dos pneus é médio, dessa forma, os pilotos devem parar de 2 a 3 vezes nos boxes durante a corrida brasileira, cheia de subidas e descidas, curvas de alta e curvas travadas, interlagos na maioria das vezes proporciona boas corridas.

O circuito possui 15 curvas, o nível de downforce e força lateral são altos e com os motoes V6 turbo são necessárias cerca de 44 trocas de marchas durante uma volta.

Confira uma volta por interlagos de carona com Felipe Massa:

Nas ultimas 15 corridas o safety-car se fez presente em oito, as chances de enrosco no S do Senna e no mergulho após a reta oposta são grandes.

O Recorde de volta pertence a Juan Pablo Montoya e foi anotado no ano de 2004 com sua Williams BMW com o tempo de 1:11.473. O maior vencedor em Interlagos é Michael Schumacher, o multicampeão alemão venceu em São Paulo 3 vezes, atrás dele vem grandes nomes como: Sebastian Vettel, Felipe Massa, Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Mark Webber, Juan Pablo Montoya e Emerson Fittipaldi. Todos com duas vitórias.

Felipe Massa e Sebastian Vettel são os únicos pilotos em atividade que podem se juntar a Schumi durante esse final de semana como os maiores vencedores da história da prova em interlagos.

O treino classificatório para a corrida acontece no sábado as 14:00 e o apagar das luzes vermelhas acontece no mesmo horário, porém no domingo. A F1 começa a entrar em sua reta final da temporada 2015 e você não pode ficar fora dessa.



Serranegrense de 26 anos. Diferente da maioria dos escritores,não sou jornalista formado, e sim cientista, detalhe esse que não diminui minha paixão pela escrita automobilística. Apaixonado por esportes à motor desde criança, se há corrida passando na TV, paro pra assistir independente do que tenho pra fazer. F1, F-Indy, Motogp, Stock Car, Formula-E.