Atentados de Paris: como o futebol foi atingido em noite de terror

during the International match between France and England at Stade de France on August 22, 2015 in Paris, France.

A sexta-feira 13 de novembro de 2015 entrou para a história como mais um dos dias de terror vividos pela humanidade. Naquele que, talvez, tenha sido o maior atentado simultâneo desde os ataques aos EUA em 11 de setembro de 2001, o futebol também foi atingido em Paris, na França. Os olhos do mundo se voltaram para a capital francesa, que recebia um amistoso entre a seleção local e a Alemanha, atual campeã mundial, quando o terror começou a mostrar sua força.

LEIA MAIS
Ex-São Paulo tranquiliza fãs e diz que estava na Torre Eiffel durante atentados

O Torcedores.com reúne agora o que sabemos sobre como o futebol foi atingido pelos atos criminosos que levaram o caos a uma das mais belas cidades do mundo, deixaram mais de 100 mortos e geraram uma onda de comoção por todo o planeta. Confira:

1) Houve um atentado no Stade de France, onde jogavam França e Alemanha?

Sim, ocorreram explosões nas imediações do estádio. Segundo a Federação Francesa de Futebol (FFF), três pessoas morreram. O jogo não foi interrompido e os franceses ganharam por 2 a 0.

2) Quantas pessoas assistiam ao jogo no momento dos ataques?

A estimativa é de 80 mil pessoas, que não deixaram o local e viram o jogo até o fim. É provável que muitos sequer tenham notado que o barulho ouvido durante a partida tenha sido uma explosão. Após o fim do duelo, alguns torcedores que deixaram o estádio perceberam a gravidade da situação e voltaram, chegando a ocupar o gramado com medo de sair do local.

3) Pode haver alguma ligação específica com o jogo?

Houve atentados em pelo menos mais quatro locais de Paris, por isso é difícil afirmar qualquer coisa tão cedo. Mas é fato que a seleção da Alemanha teve que sair do local onde estava hospedada pela manhã, às pressas, por causa de uma ameaça de bomba.

4) Quais são as preocupações imediatas que envolvem o futebol?

Segundo o jornal “Marca”, o jogo entre França e Inglaterra, que aconteceria na próxima semana, foi cancelado. A França é país-sede da Eurocopa de 2016 e está a pouco mais de meio ano de receber o maior evento de futebol do continente. O Stade de France, que recebeu a Copa do Mundo de 1998 e foi palco dos atentados desta sexta-feira é uma das arenas da Euro.

5) Aconteceu alguma coisa com os jogadores?

Não, as seleções ficaram no estádio até que pudessem sair com segurança.

Foto: Getty Images



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.