Água Santa recebe convite e vai jogar a Copinha pela primeira vez

Divulgação

Se ainda vive um drama em relação à confirmação de sua presença na primeira divisão do Campeonato Paulista de 2016, o Água Santa de Diadema recebeu uma boa notícia para suas categorias de base nesta semana. O Netuno recebeu um convite da FPF (Federação Paulista de Futebol) e vai jogar a Copa São Paulo de Juniores pela primeira no ano que vem.

LEIA MAIS
Em programa esportivo, presidente do Água Santa afirma confiar na participação da equipe

“O Esporte Clube Água Santa será um dos representantes do Grande ABCD na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016. O Netuno foi convidado oficialmente na última terça-feira (10) pela Federação Paulista de Futebol. Gostaríamos de agradecer a entidade máxima do Futebol Paulista que mesmo após um período de turbulência vividos por nós nos últimos dias, acreditou no trabalho sério aqui realizado. Enfim as boas notícias voltam a fazer parte do cotidiano do Netuno. E não para por aí, em breve teremos mais novidades”, disse o clube em nota divulgada em sua página oficial no Facebook.

Time de várzea de Diadema com mais de 30 anos de uma história gloriosa nos torneios amadores da cidade, que fica na Região Metropolitana de São Paulo, o Água Santa disputou uma competição profissional pela primeira vez em 2013, a quarta divisão do Paulistão. Logo de cara, foi vice-campeão e subiu para a Série A-3.

No ano seguinte, 2014, o Netuno voltou a fazer história e consagrou um novo acesso em sequência ao terminar em segundo lugar no seu grupo da fase semifinal. Em 2015, no primeiro ano de Série A-2, ficou com a quarta colocação no formato de pontos corridos e se tornou o time a conseguir acesso à elite estadual em menor tempo.

O problema é que a FPF exige que os clubes tenham um estádio com capacidade para 10 mil pessoas como condição para jogar a Série A-1. Para evitar a proliferação de times “itinerantes”, obriga que o primeiro ano de participação na primeira divisão seja realizado na cidade de origem da agremiação. Por isso, o Água Santa não pode resolver a situação indicando algum local próximo, como os estádios de São Bernardo do Campo ou São Caetano do Sul.

A decisão final será divulgada pela Federação Paulista no dia 20 de novembro. O Água Santa enviou laudo comprovando a capacidade do Estádio do Inamar no último dia do prazo, em 5 de novembro, mas dois dias depois a obra de ampliação do local teve um acidente. Um trecho de arquibancada desabou e deixou três pessoas feridas. Agora, o clube pretende levantar estruturas metálicas fixas para entregar o que a FPF pede.

Se optar por não aceitar o laudo do estádio do Água Santa, a FPF devolverá o time de Diadema à segunda divisão e promoverá o Mirassol, quinto colocado na edição de 2015 da Série A-2. Há poucos dias, a entidade cancelou o acesso do Atibaia, que deveria subir da A-3 para a A-2, pelo mesmo motivo, promovendo assim o Barretos.

Foto: Divulgação/Água Santa



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.