Corinthians x Santos: um pouco da história do clássico

O clássico entre Corinthians e Santos é conhecido como o clássico alvinegro e é constituído por “grandes tabus”, longos períodos em que um clube ficou sem vencer o outro, e também as grandes goleadas que um infligiu ao outro durante a história deste confronto.

LEIA MAIS
Brasileirão: saiba quantas vezes seu time jogará às 11h de domingo

O clássico Alvinegro é o mais antigo entre os quatro grandes clubes do futebol paulista. O primeiro clássico aconteceu pelo Campeonato Paulista de 1913 no dia 6 de março no Parque Antárctica, e na ocasião o Santos venceu o Corinthians por 6 x 3.

Considerando grandes tabus, o Corinthians já ficou 11 anos sem ganhar do Alvinegro praiano em campeonatos paulistas. Já o Santos ficou 7 anos sem ganhar do timão e ainda tem na sua conta a maior goleado sofrida na história do clássico, um 11 a 0 que aconteceu em 1920,  em plena Vila Belmiro.

Em Números gerais Corinthians e Santos já se enfrentaram 320 vezes, com 120 vitórias para o Corinthians, contra 102 para o santos e 92 empates, a história ainda conta com um total de 1061 gols, com 590 para o timão e 471 para o time da baixada santista.

O maior artilheiro deste confronto é nada mais nada menos que o rei do futebol, Pelé, com 50 gols marcados a favor do Santos.

Corinthians e Santos já protagonizarão grandes duelos decisivos, segue alguns:

Em 1978, o Corinthians venceu o Santos na final do primeiro turno do campeonato paulista.

Em 1998, o Corinthians eliminou o Santos na semifinal do campeonato brasileiro.

Em 2002, talvez o jogo mais memorável para os santistas o Santos superou o Corinthians por 3 a 2, no Morumbi, valendo pela Fase Final do Campeonato Brasileiro de 2002. Com este resultado, o Santos faturou o campeonato.

Em 2009 o Corinthians de Ronaldo fenômeno, faturou o campeonato paulista em cima do Santos que lançava na época o craque Neymar.

Em 2011 o Santos de Neymar e companhia deram o troco, na final do campeonato paulista e se consagraram campeões.

Em 2012, em jogo valido pela semifinal da Copa Santander Libertadores da América, o Corinthians em dois jogos acirradíssimos passou pelo Santos e veio logo em seguida se tornar pela primeira vez em sua história campeão da Libertadores.

E por ultimo, agora em 2015, o Santos eliminou o Corinthians da Copa do Brasil, algo que deixa o torcedor corintiano amplamente incomodado. E é valido lembrar que o Corinthians ainda não venceu o Santos em 2015.

E esses, são jogos que apimentam muito o clássico  mais antigo de São Paulo.

E domingo essa rivalidade terá um novo capitulo na Arena Corinthians, onde em partida valida pelo Brasileirão o Corinthians defende a liderança e o Santos tenta uma vaga no G4.