Tropeços custam caro para Grêmio e Inter no Brasileirão; veja as chances da dupla

PORTO ALEGRE, BRAZIL - NOVEMBER 09: Luan of Gremio battles for the ball against Andres DAlessandro of Internacional during match between Gremio and Internacional as part of Brasileirao Series A 2014, at Arena do Gremio on November 09, 2014, in Porto Alegre, Brazil. (Photo by Vinicius Costa/ Getty Images)

Os resultados de Grêmio e Internacional na noite deste sábado (19) não foram nada bons para a dupla gaúcha. A derrota do Tricolor para o Palmeiras (3 a 2, no Pacaembu, em São Paulo) e o empate do Colorado no Beira-Rio (1 a 1 com o Figueirense) reduziram as chances de terminar o Campeonato Brasileiro dentro do G-4. E, no caso gremista, de título.

LEIA MAIS:
Brasileirão: confira a classificação atualizada após a rodada 27
Brasileirão: confira a classificação atualizada após os jogos deste sábado (19)
Grêmio: Confira o que Roger Machado achou da derrota para o Palmeiras
A zoeira não para! Valdívia, do Inter, vira “Valdião” em montagem no Instagram

 

Antes do início da 27ª rodada do Brasileirão, o Grêmio do técnico Roger Machado tinha 10,7% de chance de ser campeão. A probabilidade de encerrar o Nacional dentro da zona de classificação para a Taça Libertadores da América, por sua vez, era muito maior: 90,2%. Com o tropeço diante do Palmeiras, os números caíram bastante.

O Grêmio tem, agora, 6,7% de chance de título. A probabilidade de terminar o Campeonato Brasileiro no G-4 passou a ser de 85,1%. Os números são do site “Chance de Gol”, especializado em matemática esportiva.

O Inter, por sua vez, tinha praticamente nenhuma chance de ser campeão. Porém, o que era quase nulo, ficou ainda mais impossível: de 0,01% de chance, a probabilidade de o título ficar no Beira-Rio foi para “quase 0%”. A mesma coisa aconteceu com oportunidade de o Colorado entrar no G-4. Se antes do empate com o Figueirense a porcentagem já era pequena (5,9%), agora é ainda menor (2,7%).

O que não mudou para a dupla é o risco de queda para a Série B. Tanto o Grêmio quanto o Internacional estão praticamente assegurados na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2016. Matematicamente, de acordo com o “Chance de Gol”, a dupla tem “quase 0%” de chance de descenso.

Com o tropeço para o Palmeiras, o Grêmio continuou na terceira posição da tabela com 48 pontos. Já o Internacional subiu para o sétimo lugar, com 41 pontos.

Crédito da foto: Getty Images



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.