Porsche domina quinta-feira de treinos livres do WEC em Austin

A Porsche dominou a quinta-feira (17) de treinos livres para a disputa das Seis Horas de Austin, quinta etapa da temporada do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), que acontece no Circuito das Américas, nos Estados Unidos. O trio formado por Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb liderou o primeiro treino – e o dia – com o tempo de 1min47s231, superando em dois décimos os companheiros de equipe Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley, melhores no segundo exercício.

LEIA MAIS:
WEC: em vídeo, Porsche mostra como trabalha em um fim de semana de corrida

A terceira colocação do dia ficou com o Audi de Loic Duval, Oliver Jarvis e do brasileiro Lucas di Grassi, distante quatro décimos da melhor marca do dia. O outro Audi do grid, este conduzido por Marcel Fässler, Andre Lotterer e Benóit Tréluyer, apareceu na quarta colocação, seguido pelo Toyota dos atuais campeões do mundo Anthony Davidson e Sébastien Buemi, que neste ano ainda contam com o japonês Kazuki Nakajima na equipe.

Pela classe LMP2, que reúne protótipos mais lentos em relação aos da LMP1, Roman Rusinov, Julien Canal e Sam Bird foram os melhores com o tempo de 1min55s874, com um Ligier JS P2-Nissan. Com um Oreca 05-Nissan, Matthew Howson, Richard Bradley e Nicolas Lapierre ficaram com o segundo posto, seguidos por Nelson Panciatici, Paul Loup Chatin e Vincent Capillaire, com um Alpine A450b-Nissan. Pipo Derani, Gustavo Yacaman e Ricardo González apareceram apenas na sexta colocação.

Patrick Pilet e Frédéric Makowiecki colocaram a Porsche na liderança também da classe LMGTE-Pro, com o tempo de 2min06s041, seguidos pela Ferrari de Davide Rigon e James Calado, distantes um décimo do melhor tempo. Richard Lietz e Michael Christensen fecharam o top-3 da divisão com outro Porsche, enquanto o Aston Martin de Alex MacDowall, Richie Stanaway e do brasileiro Fernando Ress fechou a atividade em sexto na divisão.

Já entre os competidores da LMGTE-Am, Victor Shaitar, Andrea Bertolini e Aleksey Basov foram os mais rápidos com uma Ferrari, marcando 2min06s547. O Porsche de Patrick Dempsey, Patrick Long e Marco Seefried, mais rápidos da primeira atividade do dia, fechou a sexta-feira na segunda colocação, 75 milésimos mais lento que o líder. A lista dos três melhores ainda contou com François Perrodo, Emmanuel Collard e Rui Águas, com uma Ferrari.

As atividades do WEC em Austin terão prosseguimento nesta sexta-feira, com a realização de mais um treino livre, marcado para 12h30, pelo horário de Brasília, e a tomada de tempos, prevista para 19h45. As Seis Horas de Austin acontecem no sábado, com largada às 19h.

Foto: Nick Dungan – AdrenalMedia.com



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.