Pau Gasol brilha, Espanha bate França e se classifica para as Olimpíadas

A Espanha é a primeira seleção europeia classificada para as Olimpíadas do Rio de Janeiro no Basquete masculino. Na tarde desta quinta-feira (17), os atuais vice-campões olímpicos precisaram da prorrogação para bater a França por 80 a 75, em partida disputada na cidade de Lille. Os espanhóis, que estiveram atrás no marcador na maior parte do tempo, contaram com uma atuação inspirada de Pau Gasol, autor de 40 pontos e 11 rebotes, para avançar a decisão do EuroBasket e confirmar a vaga na Rio-2016.

LEIA MAIS:
Jogador da NBA aparece com tênis da Nike após assinar com Adidas

Jogando em casa, os franceses lideraram o jogo desde o começo, graças a um bom aproveitamento nos arremessos de três pontos e o grande número de rebotes recuperados, principalmente no ataque. Os espanhóis, por sua vez, se valiam apenas do bom aproveitamento de Gasol, já que tiros longos não caíam. Isso permitiu que a França – que eliminou a Espanha nas quartas de final no Mundial de 2014 – chegassem a abrir 11 pontos no final da terceira parcial.

Com o risco eminente de eliminação, a Espanha acordou nos últimos dez minutos do tempo normal, tomando a liderança do placar quando restavam 2min30s para o final da partida. A vantagem ainda aumentaria para três pontos nos segundos finais, mas Nicolas Batum acertou um arremesso longo e forçou a prorrogação. Porém, os franceses pecaram nos lances livres e Gasol, com uma enterrada, acabou com qualquer chance dos franceses.

Além de Gasol, Sergio Rodríguez foi outro destaque da equipe espanhola, com 15 pontos, enquanto Reyes recuperou sete bolas ao longo da partida. No lado francês, Batum e De Colo fizeram 14 pontos cada e foram os maiores pontuadores do time. Rudy Gobert, excluído com cinco faltas no início do tempo extra, foi o principal reboteiro do time, com 13 recuperações, enquanto o veterano Tony Parker auxiliou a equipe francesa com seis assistências.

Os adversários da Espanha na decisão do torneio continental, marcada para o próximo domingo, serão conhecidos nesta sexta-feira, quando a Sérvia, atual vice-campeã mundial, enfrentará a Lituânia, em partida que também dará ao vencedor uma vaga no torneio olímpico de Basquete. Já a França fica relegada ao Pré-Olímpico mundial, que terá ainda entre as seleções europeias o perdedor do confronto entre lituanos e sérvios, a Itália, a Grécia e o vencedor do confronto entre República Tcheca e Letônia.

Foto: reprodução/site EuroBasket



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.