Opinião: Se há um time que pode tirar o título do Corinthians, este é o Grêmio

SAO PAULO, BRAZIL - SEPTEMBER 09: Bobo of Gremio celebrates scoring the first goal with Giuliano during the match between Corinthians and Gremio for the Brazilian Series A 2015 at Arena Corinthians on September 9, 2015 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Friedemann Vogel/Getty Images)

Dos times que estão disputando o título do Brasileirão, o Grêmio foi o maior vencedor da 26ª rodada ao bater o Atlético-PR por 2 a 1, no Couto Pereira e ao contar com as derrotas de Corinthians e Atlético-MG, concorrentes diretos ao topo.

LEIA MAIS:
Brasileirão: Veja as chances do Corinthians ser campeão
Brasileirão: Veja as chances do Grêmio ser campeão
Grêmio: Veja o que fazem os jogadores do título da Copa do Brasil de 2001

A equipe de Roger Machado permaneceu na terceira colocação, porém, ficou apenas um ponto atrás do Atlético-MG, segundo colocado e a seis pontos do líder Corinthians, que perdeu a invencibilidade de 17 rodadas para o Inter.

O Grêmio está longe de ter um time brilhante, mas vem mostrando ser competitivo. Reage rapidamente a tropeços. Três dias depois de perder para o São Paulo dentro de casa, viajou à Curitiba e obteve importante vitória contra o Atlético-PR. Haja força mental! Não há mais como duvidar da capacidade de reação dos jogadores.

Roger Machado tem o grupo em suas mãos. Montou um time forte defensivamente e com toque de bola envolvente no meio de campo e que não deixa de atacar os rivais. Atualmente, o Grêmio vive melhor momento que o Atlético-MG, que foi goleado pelo Santos (4 a 0). O Tricolor não se intimida nas partidas fora de casa. Há uma semana empatou em 1 a 1 contra o líder Corinthians, em Itaquera, e merecia a vitória pelo volume de jogo contra o rival.

O Atlético-MG, que encantou com bom futebol na maior parte do primeiro turno não é mais o mesmo. Perdeu a consistência defensiva e tem dificuldades de penetrar nas defesas adversárias. O fato é que o Galo parou de jogar após reclamar, com certo exagero, da arbitragem. Perdeu o rumo.

Será que o Galo se reabilitará no próximo domingo contra o ascendente Flamengo, na Arena Independência? Será que o Tricolor aprontará contra o Palmeiras, sábado, no Pacaembu? E o Corinthians: vai conseguir fazer o dever de casa contra o Santos? Aguardaremos as respostas.

foto: Getty Images



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)