Com batalha entre Audi e Porsche, WEC chega à Austin para sua quinta etapa

O Campeonato Mundial de Endurance dá início neste final de semana a sua segunda metade da temporada 2015, com a realização das Seis Horas de Austin, que acontecem no Circuito das Américas, localizado na capital do estado americano do Texas. A prova será mais um capítulo da disputa entre as equipes Audi e Porsche, que protagonizam o campeonato na classe LMP1, a principal do torneio.

LEIA MAIS:
WEC: em vídeo, Porsche mostra como trabalha em um fim de semana de corrida
Lewis Hamilton, o piloto de 15 mil reais por hora

No campeonato de equipes, a Porsche – que fez as poles position nas quatro corridas do ano – tem 184 pontos, contra 151 da Audi. A Toyota, atual campeã do mundo de pilotos e construtores, aparece apenas com 89 pontos e é a terceira colocada. Mas, entre os pilotos, é um trio do time das quatro argolas que aparece na liderança. O trio da Audi formado por André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler lidera o campeonato com 95 pontos.

A liderança de Lotterer, Tréluyer e Fässler foi possível graças as vitórias nas duas primeiras etapas do ano, disputadas em Silverstone e Spa-Francorchamps. Porém, as equipes da Porsche reagiram com os triunfos nas 24 Horas de Le Mans e na etapa de Nürburgring. Brandon Hartley, Mark Webber e Timo Berhard são os segundos, com 78 pontos, dois a mais em relação aos companheiros de equipe Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas.

Único brasileiro na classe principal do FIA WEC, Lucas di Grassi aparece na sexta colocação do campeonato, com 52 pontos. O piloto, que está em sua terceira temporada pela equipe Audi correrá mais uma vez ao lado de Loic Duval e Oliver Jarvis. Na classe LMP2, destinada a protótipos menos potentes, Pipo Derani é o vice-líder ao lado dos companheiros de equipe Gustavo Yacamán e Rodolfo González, com 89 pontos, contra 104 de Matthew Howson e Richard Bradley.

Na divisão LMGTE-Pro, a principal entre os competidores das classes de Grã-Turismo, a liderança é do trio Richard Lietz, Davide Rigon e James Calado, com 72 pontos. O brasileiro Fernando Rees, companheiro de Richie Stanaway e Alex McDowall na Aston Martin Racing, aparece na sexta colocação da temporada, com 49 pontos após quatro corridas.

Os treinos para a disputa das Seis Horas de Austin começam na tarde desta quinta-feira (17), a partir das 16h30, pelo horário de Brasília. A corrida está marcada para o próximo sábado, com largada às 19h.

Foto: Divulgação/Audi



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.