Avaí bate São Paulo e se afasta da zona de rebaixamento

avaixSPO Avaí bateu o São Paulo em jogo realizado na tarde deste domingo (20) no estádio da Ressacada pelo placar de 2 a 1. Marquinhos e Anderson Lopes fizeram os tentos para o Leão, enquanto que Breno fez o gol paulista da tarde. Com o resultado, o Avaí subiu para 13º com 32 pontos. Já o São Paulo parou na quinta posição com 42. Na próxima rodada os catarinenses vão à Porto Alegre jogar contra o Grêmio na Arena, enquanto que o Tricolor faz o clássico contra o Palmeiras no Morumbi.

O jogo começou com uma situação polemica na partida. Aos três minutos, Lyanco teria derrubado Romario na área. Num primeiro momento, o árbitro apontou pênalti, mas depois em contato com o assistente, reverteu sua decisão e deu escanteio. A torcida avaiana protestou com a atitude do juiz. A partida seguia equilibrada, com o Avaí mais presente no ataque e aos 17, Marquinhos arrematou para o gol sem chance de defesa para Renan Ribeiro. Avaí 1 a 0.

O São Paulo pouco atacava e quando o fez, aos 32, disparou um chute cruzado com Carlinhos, que passou rente a trave esquerda de Vagner. Aos poucos a equipe paulista começava a se animar com o jogo e no minuto 42, Breno, que tinha sido derrubado na área, viu a jogada seguir e a bola que estava com Mateus Reis, retornou ao camisa 33, que chutou cruzado na saída do goleiro. 1 a 1. A empolgação tricolor com o gol foi tanta que Auro invadiu o campo e recebeu o cartão amarelo, sendo que ele é opção de banco de Juan Carlos Osorio.

A segunda etapa começou com a troca de Rudinei por Tinga no Avaí. A equipe catarinense chegava ao ataque, mas sem muito perigo e num tiro de meta, Renan Ribeiro fez cera e conseguiu seu terceiro amarelo, já entrando para a lista de desfalques para o clássico do próximo domingo contra o Palmeiras. Aos sete, Eduardo Neto dá um susto na defesa do São Paulo ao mandar uma bola no travessão. Com 11 minutos do segundo tempo, João Schmidt saiu para a entrada de Thiago Mendes. O Avaí respondia com a entrada de Anderson Lopes e a saída de Renan Oliveira.

Leo Gamalho tentou assustar a defesa do São Paulo, mas a zaga afastou e o Tricolor fez sua terceira e última alteração. Saiu João Paulo e entrou Alexandre Pato aos 18. Aos 21, Rogério deu uma entrada forte em Romário e ganhou o cartão amarelo. Aos poucos, o Avaí começou a aparecer com mais presença no ataque e incomodava o São Paulo. Aos 26, Leo Gamalho foi acionado na área e passou para Anderson Lopes, que anotou o segundo tento avaiano da tarde. Avaí 2 a 1.

O São Paulo tentou acordar aos 30, quando Rogério acionou Alexandre Pato, mas Vagner fez boa defesa. Em seguida, Pablo entrou no lugar de Marquinhos. No minuto 34, o Avaí tentou chegar com Anderson Lopes, mas a defesa do São Paulo afastou. Aos 42, Pablo aparece com perigo e chuta para defesa de Renan Ribeiro. O Tricolor tentou responder aos 44, quando Alexandre Pato foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, a bola ficou na barreira. O time paulista ainda tentou ameaçar o onze catarinense, mas não houve tempo para mais nada. Avaí 2 a 1.

FICHA TÉCNICA

AVAÍ 2 X 1 SÃO PAULO

Data: 20/09/2015
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Ressacada, em Florianópolis
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro A. Rocha de Matos (Fifa-BA)e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
Gols: Marquinhos aos 17min do primeiro tempo e Anderson Lopes aos 25min do segundo tempo (Avaí), Breno aos 42min do primeiro tempo (São Paulo)
Cartão amarelo: Everton Silva e Émerson (Avaí); Carlinhos e Rogério (São Paulo)

Avaí:Vagner, Everton Silva, Antonio Carlos, Émerson e Romário; Adriano, Eduardo Neto, Rudnei (Tinga), Marquinhos (Pablo) e Renan Oliveira (Anderson Lopes); Leo Gamalho
Técnico: Gilson Kleina

São Paulo: Renan Ribeiro, Lyanco (Bruno), Rodrigo Caio, Lucão e Matheus Reis; Breno, Wesley, João Schmidt (Thiago Mendes); Carlinhos, João Paulo (Alexandre Pato) e Rogério
Técnico: Juan Carlos Osorio

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net