Árbitro de Palmeiras x Grêmio esteve em campo em jogo marcado por racismo

Flamengo v Chapecoense - Brasileirao Series A 2014 Palmeiras
Foto: Buda Mendes/Getty Images

Palmeiras e Grêmio se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Pacaembu, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. E a arbitragem será de um velho conhecido da torcida do Grêmio: Wilton Pereira de Sampaio, árbitro de Goiás que faz parte dos quadros da Fifa.

LEIA MAIS:
Conheça Sérgio Corrêa da Silva, o chefão da arbitragem no Brasil
3 lances que mostram que a arbitragem da Liga dos Campeões parece com a brasileira

Ele será auxiliado pelo catarinense Carlos Berkenbrock e pelo goiano Bruno Raphael Pires. Jailson Macedo Freitas, da Bahia, será o quarto árbitro do confronto do Brasileirão.

Wilton Pereira de Sampaio e Carlos Berkenbrock trabalharam em um jogo marcante para o Grêmio. Ele foi o árbitro do confronto entre o Tricolor gaúcho e o Santos, pela Copa do Brasil do ano passado, em que o goleiro Aranha, então no Peixe, foi alvo de gritos racistas de parte dos torcedores gaúchos.

Eles foram condenados, à época, pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por não terem relatado o caso na súmula. Wilton Pereira de Sampaio foi suspenso por 90 dias e multado em R$ 1.600. Berkenbrock e o outro auxiliar do jogo – Kleber Lúcio Gil – foram suspensos por 60 dias e multados em R$ 1 mil cada um.
E, no que depender do retrospecto de Wilton Pereira de Sampaio em jogos do Grêmio, o torcedor do Palmeiras pode se animar.

Na 16ª rodada do Brasileirão, dia 1º de agosto, Grêmio e Fluminense se enfrentaram no Macaranã. E o tricolor carioca – que tinha o então estreante Ronaldinho Gaúcho em campo – foi beneficiado.

Aos 43 minutos da etapa final, o volante Edinho, do Grêmio, foi derrubado na área pelo atacante Wellington Paulista, durante uma cobrança de falta. Wilton Pereira de Sampaio não assinalou o pênalti. Além disso, o árbitro expulsou o gremista Walace com dois cartões amarelos questionáveis. Carlos Berkenbrock, que também trabalho nessa partida como auxiliar, estará em campo no Pacaembu para Palmeiras x Grêmio.

 

Crédito da foto: Getty Images



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.