20 de setembro: como seria uma seleção da República Rio-Grandense hoje?

20 de setembro

O 20 de setembro é uma data especial para os gaúchos. O dia marca mais um aniversário da Revolução Farroupilha, quando o Rio Grande do Sul se revoltou contra o Governo Imperial do Brasil. Em 2015, o início da revolução completa 180 anos. Com o passar do tempo, o movimento, que durou cerca de 10 anos, ganhou um caráter separatista e formou a República Rio-Grandense, proclamada em 11 de setembro de 1836 e presidida por Bento Gonçalves.

LEIA MAIS
No Dia do Gaúcho, confira uma seleção brasileira só com craques nascidos no RS

Mas por que estamos falando disso em um site de esportes? Porque resolvemos fazer um exercício de imaginação: como seria hoje uma seleção da República Rio-Grandense no futebol? Como o país disputaria as eliminatórias para a Copa do Mundo? Teria chances de conseguir uma das vagas sul-americanas?

Neste 20 de setembro, o Torcedores.com montou um time com 11 jogadores nascidos no Rio Grande do Sul e que poderiam fazer parte dessa seleção. Não montamos o elenco todo da convocação, mas deixamos o espaço aberto nos comentários.

Como não poderia ser diferente, também escolhemos um treinador gaúcho que comandaria essa seleção. O escolhido foi Tite, técnico do Corinthians, nascido em Caxias do Sul. O treinador já foi campeão de competições importantes com Grêmio, Internacional e Caxias. É o melhor do Brasil na atualidade.

Confira na galeria abaixo qual seria o time que idealizamos para a República Rio-Grandense:



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.