Partida amadora nos Estados Unidos coloca mais de 18 mil pessoas no estádio

Os 18,227 presentes no campo da Universidade do Tennessee-Chattanooga, estabeleceu um novo recorde de público em partidas amadoras no país. Apesar da festa e do estádio lotado, Chattanooga FC perdeu a final da competição para o New York Cosmos B.

LEIA MAIS:
Brasileiro marca golaço e rouba a cena no clássico de Nova Iorque
Giovani dos Santos marca em seu primeiro jogo na Major League Soccer

Durante a final do National Premier Soccer League, principal liga amadora de futebol dos Estados Unidos, o Chattanooga FC enfrentou o time B do New York Cosmos diante de mais de 18.000 pessoas. O número, é superior ao público da maioria dos jogos na última rodada do Campeonato Brasileiro, como Goiás e Atlético Mineiro (7.762), Ponte-Preta e Flamengo (11.694), Chapecoense e Figueirense (8.728), Avaí e Fluminense (10.766) e Santos e Coritiba (12.657). Apenas os clássicos entre São Paulo e Corinthians, Cruzeiro e Palmeiras e Grêmio e Internacional tiveram um público superior a 20.000 pessoas.

Dentre os principais campeonatos da Europa que tiveram início no último final de semana, os amadores americanos também deixaram os Holandeses para trás. Na estréia do atual campeão PSV contra o ADO Den Haag, apenas 13.125 pessoas estiveram presentes, enquanto o Ajax, venceu o AZ Alkmaar por 3×0 diante de 16.673 torcedores.

Os 18,227 presentes, estabeleceram um novo recorde nos Estados Unidos, sendo o maior público em uma partida amadora de futebol.

Apesar da quarta derrota do Chattanooga FC das seis finais que disputou na National Premier Soccer League, a massa de torcedores roubou a cena e ofuscou a vitória do Cosmos B por 3×2. “A torcida foi íncrível,” disse Alecko Eskandarian, assitente técnico do NY Cosmos e técnico da equipe B. “Eles fizeram nos sentir como se jogássemos contra 19.000 jogadores. Conseguiram trazer o time de volta a vida quando estavam perdendo. Foi por isso que concordei em disputar a final aqui. Queria que meus jogadores fossem testados para ver quem merece subir para o profissional”.

Apesar da perda do título, o Chattanooga FC é detentor da marca de 17 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota na Hank Steinbrecher Cup, copa também amadora do país. Com o resultado de ambas competições, a equipe foi apontada como o melhor time amador dos Estados Unidos.

Crédito da foto: Divulgação/Twitter



Jornalista Esportivo formado pelo Mackenzie e pela UCLA com passagem pela Rádio Bandeirantes, fundador do perfil Arquivo do Futebol (@futebolarquivo) e jornalista do MLS Brasil. Escreve para o Torcedores.com desde 2014. Twitter: @paulogcanova