Palmeiras e Coritiba vivem situações opostas três anos após decisão da Copa do Brasil

SAO PAULO, BRAZIL - AUGUST 23: Players of Palmeiras jumps in the wall during a free kick of Robinho (20) of Coritiba during the match between Palmeiras and Coritiba for the Brazilian Series A 2014 at Estadio do Pacaembu on August 23, 2014 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Friedemann Vogel/Getty Images)

Palmeiras e Coritiba se enfrentam nesta quarta-feira (12), às 19h30, no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro. Os dois clubes vivem situações opostas e muita coisa mudou desde a final da Copa do Brasil em 2012. Atualmente, o Coxa vive uma má fase e ocupa a lanterna do campeonato, com apenas 12 pontos. O Palmeiras está em sétimo, com 28 pontos e, apesar das duas últimas derrotas, vive uma boa fase.

Há três anos, quando se enfrentaram pela final da Copa do Brasil, a situação era diferente. A equipe do Coritiba, dirigida, na época, por Marcelo Oliveira era favorita na decisão e atual vice-campeã. Já o Palmeiras, de Felipão era desacreditado, apesar de ter sido campeão invicto.

O primeiro jogo foi realizado em Barueri e o Palmeiras venceu por 2 a 0, com gols de Thiago Heleno e Valdivia, mesmo tendo perdido o artilheiro Barcos para o confronto.

O Coxa não se abateu, pois confiava na força do Couto Pereira para reverter o placar. Houve uma festa gigante, que ficou ainda maior quando Ayrton abriu o marcador, de falta. Betinho, substituto de Barcos, foi o responsável por marcar de cabeça e estragar a festa, dando o segundo título da competição ao Palmeiras.

No mesmo ano, o Palmeiras não resistiu ao elenco fraco e caiu para a segunda divisão no Campeonato Brasileiro. O Coritiba manteve uma campanha fraca e terminou em décimo terceiro.

Em 2013, O Palmeiras mudou de técnico, reformou o elenco e conseguiu conquistar o título e acesso à primeira divisão. O Coxa também mudou de treinador e teve campanha parecida com a do ano anterior, ficando em décimo primeiro.

O Palmeiras fez uma temporada muito ruim em 2014 e quase caiu novamente para a Série B. A equipe do Coritiba também não foi bem e terminou no meio de tabela outra vez.

Dessa vez os dois se encontram novamente, dessa vez o Palmeiras é favorito e tem Marcelo Oliveira como técnico, já o Coritiba espera surpreender a equipe paulista dentro do Couto Pereira, para tentar iniciar uma reação.

Crédito da foto: Getty Images



Paulistano, estudante de jornalismo, 19. Foi estagiário do Torcedores.com.