Opinião: Substituto ideal para Gabriel no Palmeiras está no Joinville

Cesar Greco/ Ag. Palmeiras/ Divulgação

Apontado como candidato ao título após a goleada de 4 a 1 sobre o Vasco, o Palmeiras atravessa sua pior fase no Campeonato Brasileiro. São três derrotas seguidas para Atlético-PR (1 a 0), Cruzeiro (2 a 1) e Coritiba (2 a 1). Coincidência ou não, a queda de rendimento acontece justamente no momento em que o volante Gabriel está afastado, após romper o ligamento do joelho esquerdo e passar por cirurgia.

LEIA MAIS:

Marcelo Oliveira garante que Palmeiras pode formar um time forte sem Gabriel

Desde então, o técnico Marcelo Oliveira vem testando jogadores que podem suprir a ausência do volante. Amaral começou jogando contra o Cruzeiro, mas com ele o time ganha marcação e perde força na saída de bola. Já contra o Coxa, Cleiton Xavier foi o escolhido e sua falta de ritmo de jogo também não convenceu o torcedor. Andrei Girotto ainda não convenceu nas poucas vezes em que jogou e Zé Roberto também pode ser testado na função de segundo volante.

A melhor opção para substituir Gabriel não está no elenco do Verdão e sim no do Joinville. Renato chegou ao Palmeiras B  em 2011 e ganhou chances no time principal em 2013, durante a Série B. No ano passado, foi um dos jovens que se destacaram, ao lado de João Pedro e Nathan, e ajudaram o Alviverde a se livrar do rebaixamento. Nas vezes em que jogou, foi firme na marcação e mostrou boa chegada ao ataque, marcando inclusive gols.

Em 2015, com a contratação de quatro volantes e Gabriel e Arouca titulares absolutos, Renato perdeu espaço e foi emprestado. Se melhor observado o desempenho do jovem em 2014, poderia ter continuado no elenco e não haveria a necessidade da contratação de quatro volantes. Seria até uma chance de valorizar a base do Palmeiras, praticamente sem chances em 2015 diante de 24 contratações.

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras



Jornalista formado pela Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru-SP. Meu esporte preferido é o futebol, mas também gosto de outros esportes olímpicos. Torcedor do Palmeiras.