Campeonato Espanhol: quem luta pelo título em 2015/16

Getty Images

No próximo dia 21 inicia-se a Liga do Campeonato Espanhol 2015/16 com seus principais rivais medindo forças pela taça da Liga. Barcelona, Real Madrid e um pouco abaixo, Atlético de Madrid, lutam em busca de mais um título na terra das touradas.

LEIA MAIS
Neymar pega caxumba e desfalca o Barcelona por cerca de 15 dias

A temporada do futebol europeu já começou em alguns lugares no velho continente, na Espanha, a liga LFP (principal competição da Espanha) começa apenas no próximo dia 21 de agosto.

Porém, os fãs do futebol espanhol já poderão começar a matar a saudade dos clubes da terra das touradas a partir de hoje, quando Barcelona e Sevilla fazem a bola rolar pela SuperCopa da UEFA, competição que envolve os dois campeões europeus (Barcelona Campeão da UEFA Champions League e o Sevilla que defende o título da UEFA Europa League).

O Barcelona vem como o grande favorito, não só para o jogo de hoje diante do Sevilla, mas para toda a temporada européia, tanto no campeonato Espanhol, quanto também para a próxima UEFA Champions League, com um time muito técnico e forte.

Já o Sevilla, para hoje, vem como franco atirador, que jogará no contra-ataque explorando os erros que os catalães podem cometer.

Provavelmente teremos um jogo de ataque contra defesa, quando o Barcelona tentará de todo modo sufocar o adversário, que por sua vez, tentará ao máximo segurar essa pressão Blaugrana e sair em contra-ataques de velocidade para surpreender.

Quanto a LFP, a bola rola apenas dia 21, sexta-feira, com a primeira rodada, e tem seu complemento no sábado, 22, domingo 23 e segunda-feira 24 de agosto.

Os principais favoritos ao titulo espanhol continuam sendo os gigantes Barcelona e Real Madrid, que costumam brigar ponto a ponto pela ponta da tabela até o fim da competição.

Logo atrás vem como franco atirador o Atlético de Madrid, vencedor do torneio na temporada 2013/14 quando deixou os rivais para trás e sagrou-se campeão sob o comando do mesmo Simeone que ainda dirige o elenco Colchonero.

Para a temporada, o Barcelona que já conta com um elenco fortíssimo, recheado de craques que na ultima temporada souberam encantar o mundo com seu trio de ataque formado por Messi, Suárez e Neymar.

Ainda conta agora com dois bons reforços pontuais para o setor de meio de campo, sendo eles Arturo Vidal, contratado junto a Juventus de Turim, e Arda Turan, que veio do Atlético de Madrid para compor o elenco catalão.

São com esses reforços que chegam para a temporada do Barcelona. Basta saber agora as mudanças que Luiz Enrique fará no meio de campo, caso queira experimentar seus novos contratados na equipe principal do time Blaugrana.

Para os lados do Santiago Bernabéu, houve uma mudança significativa, em relação ao novo dono da camisa 1 do clube. Afinal a temporada passada, foi a última do goleiro e ídolo Iker Casillas no elenco blanco.

O arqueiro, que não seria aproveitado no elenco nesta temporada, transferiu-se para jogar em Portugal pelo Porto. Melhor para o Costarriquenho Keylor Navas, que herdou a camisa de Casillas.

Quanto ao restante do elenco, a maior mudança para os merengues, fica pelo novo comandante da equipe e sua comissão técnica, que agora tem como treinador o experiente Rafa Benitez que substituiu Carlo Ancelotti no comando do elenco.

Mesmo sem grandes contratações para a temporada, o Real Madrid conta com um elenco de muita força que brigará pelas competições em que vai jogar.

Afinal manteve nomes importantes que fazem total diferença como Sérgio Ramos que teve sondagens do Manchester United, Cristiano Ronaldo que sempre recebe muito assédio nas janelas de transferências e Benzema que também interessou o Arsenal de Londres.

Os comandados de Simeone largam um pouco mais atrás da dupla Barcelona e Real Madrid, afinal não possuem um plantel recheado como de seus principais concorrentes ao título, mas que em muitas oportunidades, souberam surpreender e mostrar força para enfrentá-los durante as principais competições.

A Liga BBVA tem abertura com uma única partida na sexta-feira entre Málaga X Sevilla na cidade de Málaga, (ás 20:00 horas horário local).

O complemento da rodada no sábado dia 22, terá:

Deportivo La Coruña X Real Sociedad (18:30)
Espanyol X Getafe (18:30)
Atlético de Madrid X Las Palmas (20:30)
Rayo X Valencia (20:30)

A rodada terá algumas partidas no domingo, dia 23:

Athletic Bilbao X Barcelona (18:30)
Sporting Gigon X Real Madrid (20:30)
Levante X Celta (22:00)
Real Betis X Villareal (22:30)

E se finaliza na segunda-feira, dia 24:

Granada X Eibar (20:30)