Com Mineirão lotado, Grêmio surpreende o Galo e entra na briga pelo título

PORTO ALEGRE, BRAZIL - OCTOBER 04: Gremio fans before the match against Sao Paulo as part of Brasileirao Series A 2014, at Arena do Gremio on October 04, 2014 in Porto Alegre, Brazil. (Photo by Lucas Uebel/Getty Images)

Grêmio mostrou mais uma vez porque a fase do time no campeonato brasileiro é boa. Depois de golear o rival Inter por 5×0 na última rodada, o time foi até o Mineirão e conseguiu derrotar o Galo. O Atlético Mineiro vinha de um empate fora de casa com a equipe do Goiás, e com a derrota de hoje, acabou perdendo a chance de retornar a liderança do campeonato brasileiro.

LEIA MAIS:
Douglas enaltece vitória do Grêmio contra o Atlético-MG: “Deu tudo certo”

A vitória do Grêmio acabou ajudando o Corinthians, que venceu ontem e hoje torcia por um tropeço do Atlético Mineiro. Agora, o Corinthians é líder com 37 pontos, o Galo caiu para a vice liderança com 36, e o Grêmio vem logo atrás, é o terceiro colocado com 33 pontos ganhos.

PRIMEIRO TEMPO:

Buscando voltar a liderança do Brasileiro, o Galo começou o jogo partindo pra cima dos gaúchos. Com apenas dois minutos de jogo, em cobrança de escanteio, Jemerson subiu mais que todo mundo e obrigou o goleiro Grohe do Grêmio a fazer uma grande defesa. Aos poucos, o Grêmio foi administrando a partida, evitando que o Galo criasse uma pressão e tomasse conta do jogo.

Aos nove minutos, Marcos Rocha encontrou o centroavante Pratto na área. Mas o zagueiro gremista Geromel conseguiu evitar a finalização.

Aos 13, após cruzamento de Marcos Rocha, Leonardo Silva tenta a finalização e a bola acaba batendo na mão de Erazo. O árbitro, atento ao lance manda o jogo prosseguir.

O Grêmio tentou responder aos 16 minutos. Em rápido contra-ataque, Pedro Rocha faz o cruzamento, mas Douglas Santos consegue evitar que a bola chegue até Giuliano. Um minuto depois, em mais um cruzamento gremista, a zaga do Galo afasta o perigo.

Aos 24 minutos, mais uma chegada do Grêmio. Luan tabela com Wallace, arranca e tenta a finalização. A bola bate em Léo Silva e sai para escanteio.

Aos 26 minutos, Luan é derrubado por Leonardo Silva na entrada da área. O mesmo Luan vai para a cobrança, mas acaba batendo muito alto sem perigo para o gol atleticano.

Com 32 minutos, Thiago Ribeiro domina pelo lado esquerdo, corta para o meio e solta a perna direita na bola! Mas acaba pegando muito mal na bola.

Um minuto depois, o lance polêmico. Galhardo é derrubado, o time todo pede pênalti, o juiz não marca para irritação do time tricolor.

Aos 36, Thiago Ribeiro arrisca novamente de fora da área, mas a bola vai pela linha de fundo. Aos 39, Douglas Santos recebe livre pela esquerda e cruza, Erazo chega antes de Pratto e impede o gol do Galo.

Aos 40, o Grêmio abre o placar no Mineirão. Giuliano recebe e arranca, encontra Douglas livre, que recebe e bate firme, abrindo o placar no Mineirão. Festa para a torcida gremista!

O gol marcado pelo 10 Douglas, foi o último lance de perigo do primeiro tempo. O Atlético Mineiro tomou conta do jogo, mas não soube reverter isso em finalizações. O Grêmio se defendeu muito bem, de maneira sólida, e saiu sempre muito bem na hora de puxar o contra-ataque.

SEGUNDO TEMPO:

Logo com três minutos da segunda etapa, o Grêmio ficou muito perto de ampliar o placar. Luan e Pedro Rocha tabelaram na área. A defesa tirou com Douglas Santos. A bola sobrou com Douglas, que arriscou sobre o gol de Victor! Um minuto depois, Douglas lançou Pedro Rocha. O atacante tentou o drible e Jemerson tirou para escanteio.
O Galo respondeu aos seis minutos.

Marcos Rocha levantou na área, Pratto deixou passar e Thiago Ribeiro acabou não aproveitando a oportunidade. Aos sete, em cobrança de escanteio para o Galo, Jemerson novamente subiu mais que todo mundo, mas acabou cabeceando pra fora.

Aos nove, o Grêmio achou o segundo gol, e mostrou mais uma vez sua eficiência no contra-ataque. Após troca de passes, Douglas encontrou Giuliano livre pela esquerda. Ele só ajeitou para Luan escorar para o gol vazio! Atlético Mineiro 0-2 Grêmio.

Agora o galo precisava partir para o ataque em busca de uma reação. Aos 13, Guilherme recebeu dentro da área e girou para bater sobre o gol de Grohe!

Aos 15, Marcelo Oliveira deu uma linda caneta em Marcos Rocha, mas acabou finalizando muito mal, sem perigo para Victor.

Aos 24 minutos, Dátolo desperdiça. Luan ajeita de cabeça na área para o argentino, que gira e bate por cima do gol. Três minutos depois, Dátolo aparece novamente. O argentino limpa a jogada na entrada da área e acha Luan livre! o atacante entra livre na cara de Grohe, que fica com a bola!

A pressão do Atlético Mineiro continuou firme. Aos 30, Lucas Pratto ganha pela direita e cruza. Dodô ia marcando o gol quando Galhardo chegou e fez o desarme, salvando o Grêmio.

O Grêmio voltou a atacar aos 33 minutos. Walace avança pelo meio e acha Giuliano pela esquerda, que chuta e obriga o goleiro Victor a fazer a defesa.

Aos 35, novamente Dátolo. Luan cruza, o argentino recebe, gira, mas novamente acaba finalizando mal e desperdiçando a oportunidade.

E o Galo teve a sua melhor chance no jogo aos 37 minutos. Thiago Ribeiro cruzou, Grohe saiu mal, e Leonardo Silva sozinho consegue a façanha de perder o gol. Não dá pra acreditar.

A pressão do galo em busca do gol permaneceu. Aos 42, Luan coloca a bola na cabeça de Pratto. Na pequena área, o argentino cabeceia para fora com muito perigo.

Aos 44, Luan ganhou pela direita e cruzou rasteiro. Dodô, na marca do pênalti, bateu forte e Marcelo Grohe fez uma grande defesa. Aos 47, o Galo tentou pela última vez. Rafael Carioca domina na entrada da área, e bate forte. Grohe novamente faz a defesa. A noite é do goleiro gremista. Aos 50, o juiz encerra a partida. O Grêmio volta a vencer fora de depois de três partidas. Já o Galo, perde pela segunda vez neste campeonato brasileiro como mandante.

Vitória merecida do Grêmio. Apesar do Galo ter pressionado do começo ao fim, o Grêmio foi eficiente na defesa, e quando teve a oportunidade de atacar, conseguiu concluir em gol. Suportou a pressão e soube atacar na hora certa, assim, conseguiu derrotar o forte time do Atlético Mineiro, diante de um Mineirão lotado por mais de 49.000 torcedores.

No domingo, às 18h30, o Grêmio recebe o Joinville na Arena. Já o Galo visita a Chapecoense, nos mesmos dia e horário.

Foto: Getty Images



Estudante de jornalismo na Universidade Federal da Paraíba, natural de Vicência-PE