Camisa ketchup? Athletic Bilbao já teve uniforme surrealista; confira os detalhes

Adversário do atual campeão Barcelona na estreia da temporada 2015/16 do Campeonato Espanhol, o Athletic Bilbao apresentou em 2004 uma camisa nas cores vermelho e branca, que seguem as tradições do clube, mas com um design totalmente diferente do habitual listrado. Segundo relato de historiadores do clube, o alvirrubro seria uma inspiração ao Southampton, que disputa o Campeonato Inglês.

LEIA MAIS:
Rayo Vallecano usará camisa multicolorida no Campeonato Espanhol
Time da terceira divisão espanhola inova e estampa presunto em uniforme
Especial: Conheça as novas camisas do futebol espanhol para a próxima temporada

A camiseta usada pelo time do País Basco em 2004 ficou conhecida como “ketchup”, por causa da semelhança entre a estampa e o famoso molho à base de tomate. Na ocasião, o próprio clube decidiu confeccionar os uniformes, após encerrar acordos com a alemã Adidas e a italiana Kappa.

O artista plástico espanhol Darío Urzay criou aquela que ficou conhecida como “camiseta ketchup”, mas a peça recebeu uma enxurrada de críticas e a direção decidiu suspender a circulação da camiseta, além de trocar o uniforme de jogo usado pelos atletas cerca de um mês após o lançamento. Reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho como artista, Urzay lamentou a decisão tomada pelo clube. Anos mais tarde, uma pesquisa nos EUA elegeu a camiseta ketchup do Athletic de Bilbao a mais feia da história.

O Campeonato Espanhol começa na próxima semana. O Barcelona, que conquistou nesta semana a Supercopa da Europa ao vencer o Sevilla na prorrogação por 5 a 4, defende o título na Liga das Estrelas a partir do próximo sábado (22), quando enfrenta o próprio Athletic, em Bilbao.