Brasileirão Feminino terá transmissão em TV aberta desde o começo

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC

O Brasileirão Feminino terá uma inédita transmissão em TV aberta desde seu início. A competição, que tem sua terceira edição no atual formato em 2015, será exibida pela TV Brasil, emissora estatal que pertence à EBC (Empresa Brasil de Comunicação). No ano passado, o canal transmitiu apenas as semifinais e a final do torneio, que teve a Ferroviária-SP como campeã.

LEIA MAIS
Fox Sports vai transmitir estreia do Santos no Brasileirão Feminino

O acordo representa um avanço para a divulgação do futebol feminino no Brasil, que nos últimos anos teve espaço em TV aberta apenas em momentos esporádicos, como as Copas do Mundo de 2007, 2011 e 2015, as Olimpíadas de 2004, 2008 e 2012, os torneios de seleções divulgados pela Band nos meses de dezembro e alguns jogos do Santos nos tempos de Marta em 2009.

A Copa do Brasil Feminina, disputada no começo do ano, não teve transmissão alguma em televisão. O resultado foi que pouquíssimas pessoas ficaram sabendo que o Kindermann-SC bateu a Ferroviária e levou o título nacional pela primeira vez.

No mês de julho, os jogos da seleção brasileira feminina foram alguns dos poucos momentos que levantaram a audiência da Rede Record com a transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, chegando a registrar picos de 10 pontos em SP.

Transmissões

Na primeira fase, a TV Brasil vai exibir os mesmos jogos que serão mostrados na TV por assinatura pelo canal Fox Sports. São cinco partidas, uma por rodada, que já estão definidas no site oficial da CBF.

A primeira exibição do Brasileirão Feminino em TV aberta acontecerá no dia 9 de setembro, com a transmissão de Santos x Pinheirense-PA. O jogo será disputado na Vila Belmiro às 15h (horário de Brasília).

Serão mais quatro jornadas compartilhadas entre Fox Sports e TV Brasil. Pela segunda, no dia 13, domingo, as duas mostram o jogo Centro Olímpico x Kindermann, às 16h.

Na terceira rodada, a transmissão será de São José-SP x Mixto-MT, no dia 16 de setembro, uma quarta, às 15h. Na rodada seguinte, o Santos enfrenta a Ferroviária no dia 20, um domingo, também às 15h. A primeira fase termina no dia 23 de setembro, quarta, com Flamengo x Centro Olímpico, no mesmo horário.

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.