A Formula 1 e meu incrível grid dos sonhos

Getty Images

E se Ayrton Senna e Sebastian Vettel tivessem a oportunidade de disputar a mesma prova e brigar lado a lado por posições num grid da Formula 1?

Como fã de longa data da categoria, não poderia deixar de indagar a mim mesmo tal questionamento. É interessantíssimo imaginar o que pilotos de épocas tão diferentes e com equipamentos tão diferentes conseguiriam realizar em pista, de acordo com suas já conhecidas habilidades e se utilizando de toda sua técnica no que seria, de certo, a maior corrida da história.

Pensando nisso, realizei um exercício de imaginação: Criei meu grid dos sonhos com 15 pilotos de algumas épocas da categoria, e você pode conferir abaixo.

 

  1. Mika Häkkinen
  2. Kimi Räikkönen
  3. Sebastian Vettel
  4. Gilles Villeneuve
  5. Keke Rosberg
  6. Niki Lauda
  7. Ayrton Senna
  8. Nigel Mansell
  9. Emerson Fittipaldi
  10. Michael Schumacher
  11. Alain Prost
  12. James Hunt
  13. Graham Hill
  14. Stefan Bellof
  15. Nelson Piquet

 

A pista?

Como fã de corridas de rua, devo citar Mônaco. Sua história para a categoria, bem como o grau de dificuldade de pilotagem que é exigido nas ruas do principado fomentam minha escolha. Os grandes dizem que nas ruas de Mônaco os homens são separados dos garotos. Que assim seja.

Disputas

Como exercício imaginativo, é obrigatório que se moldem disputas no decorrer da prova, já que se trata de uma corrida de automóveis, e com um grid recheado de pilotos incríveis, o natural seria que elas ocorressem a todo momento, sem interrupções. Seria interessantíssimo ver Ayrton Senna e Gilles Villeneuve dividindo a estreita curva Rascasse e um Nelson Piquet logo atrás sedento por um erro alheio para ultrapassar. A curiosidade me é demasiada para uma disputa ferrenha entre os três finlandeses da lista. Häkkinen, Räikkönen e Rosberg espremidos na Sainte Devote seria um show à parte. Há ainda a possibilidade de Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, James Hunt e Gilles Villeneuve se digladiarem no tunel e alguém sobrar na chicane. São muitas opções a serem prontamente imaginadas.

E quem venceria?

Com um grid incrível como este é difícil prospectar algum candidato ao lugar mais alto do pódio, mas se eu tivesse de apostar, diria que Gilles Villeneuve levaria a melhor. Os que recordam de sua disputa com o francês René Arnoux no GP da França de 79 poderão entender. Salut Gilles!

E você, leitor? Qual o seu grid dos sonhos?

Imagem: Reprodução/Getty Images



Fanático por hockey e automobilismo, escrevo sobre ambos.