Opinião: volantes de Cristóvão Borges no Flamengo. Usar ou não usar?

Gilvan de Souza / Flamengo

Desde que chegou ao Flamengo, o técnico Cristóvão Borges tem penado para encontrar o que considera a formação ideal. Em 11 partidas como comandante do rubro-negro carioca no Campeonato Brasileiro, ele tem sofrido uma pressão enorme da torcida por insistir no esquema com três volantes. Na tarde desta sexta-feira (24), o treinador chegou a desabafar durante a entrevista coletiva: “Vocês se preocupam demais com essa história de três volantes. Já venci jogando bem com essa e com outra formação”, amenizou.

O desabafo de Cristóvão é verdadeiro. Desde que chegou ao clube, ele usou três homens de marcação no meio-campo em cinco oportunidades. Venceu três jogos (Internacional 1 x 2 Flamengo, Coritiba 0 x 1 Flamengo e Flamengo 1 x 0 Chapecoense) e perdeu os outros dois (Flamengo 0 x 3 Corinthians e Vasco 1 x 0 Flamengo).

Talvez pelo peso das derrotas quando usou três volantes, o técnico esteja sendo tratado como retranqueiro. Para o jogo deste domingo (26), contra o Goiás, o treinador usa pela primeira vez o mistério. As últimas duas atividades no Ninho do Urubu ocorreram com portões fechados para a imprensa, o que deixa uma dúvida sobre a escolha de Cristóvão.

O certo é que ele deve inovar. Isso porque não terá, mais uma vez, o volante Jonas, o qual ele utilizou em oito dos 11 jogos no Brasileiro, e que está machucado. A tendência é que abandone os três volantes e opte por um homem de criação. Allan Patrick, Gabriel e Arthur Maia são os mais cotados, já que Marcelo Cirino deverá ocupar a vaga de Emerson Sheik, que está suspenso.

 

O meio-campo escolhido por Cristóvão Borges nos 11 jogos no Brasileirão.

Flamengo 1 x 0 Grêmio (Márcio Araújo, Canteros e Éverton)

Flamengo 0 x 3 Corinthians (Cáceres, Jonas, Canteros)

Internacional 1 x 2 Flamengo (Cáceres, Jonas e Canteros)

Flamengo 1 x 2 Figueirense (Jonas, Canteros e Alan Patrick)

Joinville 0 x 1 Flamengo (Jonas, Canteros e Gabriel)

Vasco 1 x 0 Flamengo (Jonas, Márcio Araújo e Canteros)

Flamengo 0 x 2 Altético-MG (Márcio Araújo, Canteros e Gabriel)

Coritiba 0 x 1 Flamengo (Jonas, Márcio Araújo e Canteros)

Flamengo 1 x 0 Chapecoense (Jonas, Márcio Araújo e Canteros)

Cruzeiro 1 x 0 Flamengo (Márcio Araújo, Jonas e Everton)

Flamengo 2 x 3 Fluminense (Cáceres, Canteros e Arthur Maia)
Crédito da foto: Gilvan de Souza/Flamengo



Jornalista formado no UniCeub. Cobre esportes desde 2008: dos campeonatos amadores, evoluindo aos estaduais, chegando aos Nacionais até a Copa do Mundo de 2014. De 2010 a 2012 atuou como correspondente de esportes do Correio Braziliense, no Rio de Janeiro. Atualmente, editor do caderno Torcida, do Jornal de Brasília. Amante de um bom samba, futebol e cerveja.