Veja as opções táticas que o Flamengo pode ter em campo com Ederson

Divulgação

No último dia de janela de transferências do exterior para o Brasil, o Flamengo finalmente conseguiu trazer o tão sonhado camisa 10. Ederson deixou a Lazio e será o novo cérebro da armação do time comandando por Cristóvão Borges. Pouco aproveitado no time italiano, o jogador de 29 anos terá bastante trabalho no time que está em incômoda situação no Campeonato Brasileiro. Ao menos sabe que terá grandes jogadores ao seu lado, principalmente a dupla Paolo Guerrero e Emerson Sheik.

LEIA TAMBÉM:
Feliz no Flamengo, Guerrero critica Corinthians por falta de interesse em sua renovação
Ederson é o novo camisa 10 do Flamengo
Fernanda Gentil mostra gingado e se solta ao vivo com funk de Guerrero

A seguir, o Torcedores.com apresenta várias opções que Cristóvão pode pôr em prática com a chegada do provável último reforço da temporada no Flamengo. Acompanhe!

1) Esquema com três atacantes – PARTE A
Ederson seria o responsável pela criação, apoiado por uma dupla de volantes que poderia ser Canteros, Cáceres ou Jonas, e livre para articular a transição com o ataque. Guerrero e Sheik são peças praticamente garantidas por Cristóvão Borges, então Everton e Marcelo Cirino brigariam pela outra vaga no trio ofensivo.

football formations

2) Esquema com três atacantes – PARTE B
O esquema a seguir mantém a mesma estrutura, com Cristóvão apostando em três atacantes, mas apostando em Marcelo Cirino nesse caso. Além disso, na zaga ele aposta numa dupla mais experiente com César e Wallace.

football formations

3) Meio-campo mais protegido
Aqui Cristóvão tira um integrante do trio da frente (Everton ou Marcelo Cirino são “sacrificados”) para colocar mais um volante na recomposição do meio-campo. Dessa forma, o Flamengo jogaria com Jonas, Cáceres e Canteros protegendo a defesa, aqui com César e Samir, e Ederson como armador para Guerrero e Sheik.

football formations

4) Ederson ganha “companhia”
Nesse último esboço, o Flamengo joga no tradicional esquema 4-4-2, com Everton ou mesmo o suplente Alan Patrick auxiliando o camisa 10 na armação. Sheik e Guerrero, como esperado, formam a dupla ofensiva.

football formations

 

Curtiu a matéria? Siga o autor no Twitter: @fontes_matheus.
Facebook: Matheus Martins Fontes.

Foto: Divulgação/Lazio



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.