Tênis de Mesa brasileiro garante cinco medalhas neste sábado no Pan

O Tênis de Mesa brasileiro garantiu cinco medalhas neste sábado (25) nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. No torneio masculino, Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano (foto) venceram seus jogos e farão uma decisão pintada em verde e amarelo, em competição que teve ainda Thiago Monteiro com o bronze. Entre as mulheres, Gui Lin fará a decisão contra a americana Yue Wu, que derrotou Caroline Kumahara na semifinal, fazendo com que a brasileira ficasse com o bronze.

LEIA MAIS:
Mesatenista prata no Pan nasceu na China e é ex de Zizao; veja trajetória

O resultado do trio masculino brasileiro é ainda mais impressionante, uma vez que a equipe havia conquistado a medalha de ouro por equipes. Exceto Monteiro, que acabou derrotado por Tsuboi por 4 a 3, os brasileiros venceram todas as suas partidas. Para chegar a decisão da medalha de ouro, Calderano sofreu para bater o canadense Eugene Wang, também por 4 a 3.

“Comecei muito bem no jogo, ganhando de 3 a 1, mas aí ele começou a jogar melhor. Mas ia ser difícil ele manter tanto tempo um nível tão bom. Não sei como vai ser essa final brasileira, mas é com certeza um esporte individual, cada um quer o melhor para si e vai lugar muito para ser campeão”, comentou Calderano, que tem apenas 19 anos, ao site Globo Esporte.

Entre as mulheres, Gui Lin tornou-se a primeira brasileira a alcançar uma decisão pan-americana no Tênis de Mesa, resultado alcançado ao bater a americana Lily Zhang por 4 a 3. A chinesa naturalizada brasileira teve a chance de fechar o jogo no quinto set da partida, mas viu sua rival reagir e levar o confronto para a sétima parcial, sem conseguir batê-la.

“Foi muito difícil de recuperar, eu comecei muito mal o sexto set, mas as vezes tem que chegar no igual a igual para soltar o braço. Foi difícil, perdi um set para levantar o set, mas depois entrei mais firme para a vitória”, disse a atleta, estreante em Pan-Americanos, também ao Globo Esporte.

As decisões pela medalha de ouro acontecerão a partir das 19h, pelo horário de Brasília.

Foto: divulgação/CBTM



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.