Santos x Joinville: Gabriel lidera vitória santista, confira os destaques

(Foto: Divulgação Santos FC)

O Santos enfrentou o Joinville neste domingo, na Vila Belmiro, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida ocorreu às 11h00 da manhã, com bom público presente (12.974 pagantes). Gabriel marcou dois gols em 15 minutos (aos 3’ e aos 18’), estando em campo por apenas 41 minutos, e foi peça chave na vitória santista. O Santos deixou a zona de rebaixamento provisoriamente, o que pode se confirmar ao fechamento da rodada. O próximo compromisso da equipe no Campeonato Brasileiro é como visitante, diante do Flamengo, pela 16ª rodada.

Veja os gols da partida: 

Como era esperado o Santos tomou a iniciativa das jogadas e, no primeiro tempo, foi incisivo, marcando logo aos 3’ minutos de jogo, em jogada de oportunismo de Gabriel, após cruzamento de Zeca. A tendência do Joinville em levar gols no primeiro tempo da partida se confirmou. O segundo gol também saiu no primeiro tempo, logo aos 18’, quando Gabriel recebeu bela assistência de Marquinhos Gabriel e, com tranquilidade, colocou bola à esquerda do gol do Joinville, balançando as redes do goleiro Agenor.

Ao fim da partida, Dorival Jr., em entrevista coletiva, destacou a evolução do jovem atacante santista. “Eu acho que o Gabriel está participando muito, está começando a ter uma noção tática. Tenho certeza de que os treinadores anteriores também pegaram no pé dele em razão dessa postura e eu acho que é isso o que tem feito com que as bolas aconteçam para ele. Porque estando mais atento na partida,  é natural que, no momento do ataque, ele seja mais efetivo, se apresente, e a maioria dos gol dele tem acontecido dessa forma.”, afirmou o treinador.

LEIA MAIS 

Santos x Joinville: Contra o lanterna do campeonato, Santos precisa ser eficiente

Presidente do Santos afirma: “Eu gostaria de jogar mais vezes no Pacaembu”

Sobre o desempenho da equipe, Dorival Jr. afirmou estar satisfeito com a evolução da equipe, a qual, para ele, tem sofrido menor pressão do adversário e tem conquistado maior capacidade de criação. O treinador destacou ter notado desgaste no elenco em razão da entrega da equipe no jogo do meio de semana, contra o Sport, que garantiu a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. Na opinião de Dorival, o Santos esteve bem abaixo do esperado no aspecto físico, o que pode ter sido um fator preponderante para a queda do rendimento no segundo tempo. Cabe ressaltar que Gabriel foi poupado, saindo ainda aos 41 minutos do primeiro tempo, após sentir uma lesão muscular.

Outro destaque da partida foi Nilson, que substituiu Ricardo Oliveira e teve importante participação tática, ao dar movimentação à equipe e abrir opções ao meio de campo. Marquinhos Gabriel, que substituiu Lucas Lima, este poupado por conta de uma amigdalite, foi responsável pela assistência do segundo gol e deu uma outra grande assistência à Geuvânio, que não finalizou bem e desperdiçou clara oportunidade de gol. Apesar da incontestável qualidade técnica de Lucas Lima, o Santos alcançou vitórias importantes com o substituto Marquinhos Gabriel entre os titulares. Renato também fez boa partida, dando qualidade à saída de bola da equipe santista. Jogando com Paulo Ricardo ou Thiago Maia, garante uma postura defensiva mais sólida ao Santos.

 Balanço da partida: A boa fase de Gabriel teve continuidade, Nilson e Marquinhos Gabriel se colocaram como boas opções de banco e Renato, em boa forma, é peça essencial para a consistência do sistema defensivo.

Veja os melhores momentos da partida: