#8mais8: Santos e Palmeiras se unem em ação comemorativa ao centenário do clássico

(Foto: Divulgação SE Palmeiras/Facebook)

Em outubro, o “clássico da saudade”, como se costuma designar o confronto entre Santos e Palmeiras, irá comemorar 100 anos. O Departamento de Comunicação do Palmeiras publicou nessa data um informe, no qual revela que os 2 clubes planejam uma ação especial para a data de hoje, quando as duas equipes se enfrentam pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na ação que será realizada neste domingo, os dois maiores campeões brasileiros da história utilizarão a hashtag #8mais8 nas comunicações oficiais, em alusão aos oito títulos de Campeonato Brasileiro de cada clube. Além disso, faixas serão distribuídas à torcida no Allianz Parque e ex-jogadores da história de Palmeiras e Santos irão adentrar no gramado, juntamente com as equipes que irão à campo, antes do início da partida. Entre os prováveis participantes estão Ademir da Guia e Jorginho Putinatti, pelo Palmeiras,  e Coutinho e Pepe, pelo Santos.

LEIA MAIS 

5 jogadores que podem decidir para o Santos no clássico contra o Palmeiras

Palmeiras x Santos: clássico tem duelo de joias da base

O período de maior rivalidade durante os 100 anos de história do clássico está compreendido entre as décadas de 50 e 70, com partidas memoráveis como o fantástico 7 x 6 de 06 de março de 1958. Nesse período os dois clubes conquistaram 12 dos 16  títulos de Campeonato Brasileiro. Em termos de densidade de títulos, é a maior rivalidade da história do futebol brasileiro.

Embora igualados em números de Campeonatos Brasileiros (8-8) e Torneios Rio São Paulo (5-5), o Santos leva vantagem no número de Copas Libertadores da América (3-1) e no número de Copas Intercontinentais (2-0), reconhecida como maior competição de clubes em âmbito mundial em sua época. O Palmeiras leva vantagem em Copas do Brasil (2-1) e Campeonatos Paulistas (22-21).

Segundo dados do FUTPEDIA (incluindo as competições Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Torneio Rio-SP), o Santos leva vantagem no número de vitórias em confrontos na história do Campeonato Brasileiro (23-17). Já o Palmeiras possui a vantagem se consideradas todas as competições disputadas pelos dois clubes em jogos oficiais (114-86). O site acervo histórico Santos Futebol Clube, que considera jogos amistosos e outras competições, também indica vantagem palmeirense (130-98).