Punição tira Cacá Bueno da etapa de Curitiba da Stock Car

Cacá Bueno não disputará a sexta etapa da Stock Car, que acontece no próximo domingo (2), em Curitiba (PR). O piloto foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por uma etapa, após reclamar da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para sua equipe, via rádio, na etapa de Ribeirão Preto (SP). Naquela oportunidade, o pentacampeão não recebeu a bandeira quadriculada ao completar – e vencer – a bateira, e seguiu em ritmo de corrida pressionado por Marcos Gomes.

LEIA MAIS:
Opinião: O GP da Hungria resgatou as emoções dominicais

Além de não poder participar da rodada curitibana, o maior campeão em atividade da Stock Car terá de pagar uma multa de R$ 50 mil, por aquilo que o STJD considerou uma “falta gravíssima”. A fala do piloto da equipe Red Bull Racing foi divulgada pelo canal Sportv, que fazia a transmissão da etapa, logo após o término da corrida no circuito de rua montado nas ruas da cidade paulista.

“O que aconteceu em Ribeirão (Preto) foi uma falha humana, que todos estamos sujeitos. No mesmo dia, conversei com a bandeirinha, que me pediu desculpa, assim como eu também me desculpei pela minha reação, e ficou tudo certo entre a gente. Mas quiseram dar continuidade a este assunto, levando para o tribunal”, comentou Cacá, que só conseguiu disputar a etapa de Santa Cruz do Sul graças a um efeito suspensivo.

“Continuo achando um absurdo pegarem uma conversa de rádio, privada, entre eu e a minha equipe e ter transformado isso numa declaração ou entrevista para criar uma polêmica. Infelizmente vou ficar de fora desta etapa (em Curitiba), mas voltarei na Corrida do Milhão com ainda mais vontade e gana para lutar pelo hexa e pelos pontos que deixarei de somar este fim de semana”, completou o líder da atual temporada.

Para o lugar de Cacá Bueno, a Red Bull escalou o belga Lauren Vanthoor, piloto que disputa regularmente o Blancpain Sprint Series, categoria da qual tem o brasileiro como concorrente. Vencedor da Fórmula 3 Alemã em 2009, e campeão mundial de GT em 2013 e 2014, Vanthoor fará sua segunda exibição na Stock Car. A primeira aconteceu na abertura do campeonato deste ano, quando terminou em oitavo, correndo em dupla com Valdeno Brito.

“Tudo aconteceu muito rápido, desde o convite até fechar todos os detalhes com a Red Bull Racing. Corro contra o Cacá (Bueno) há três anos no Blancpain Sprint Series e sei que ele é um piloto muito rápido e talentoso. Infelizmente, ele não poderá correr nesta etapa e estou lisonjeado por ter sido convidado para substituí-lo”, disse o belga.

“Espero fazer o melhor trabalho possível para somar pontos importantes para a equipe neste fim de semana em Curitiba. No começo do ano corri a prova de duplas em Goiânia e, logo de cara, me senti muito à vontade no carro da Stock Car, então acho que a segunda vez vai ser ainda melhor”, completou Vanthoor.

A etapa de Curitiba da Stock Car será disputada neste domingo, a partir das 13h.

Foto: Bruno Terena/Red Bull Content Pool



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.