Barcelona e LA Galaxy marca o maior público de uma equipe da MLS na história

A partida que terminou com a vitória do Barcelona sobre o LA Galaxy por 2 a 1 válida pelo torneio de pré-temporada International Champions Cup entrou para a história. Isso porque o jogo registrou o maior público já contabilizado envolvendo uma equipe estadunidense na história. Nada mais do que 93.226 torcedores acompanharam o duelo entre a equipe de Los Angeles o atual campeão europeu no Rose Bowl Stadium.

LEIA MAIS:
Afinal, o que o país do futebol tem que aprender com a MLS?

O recorde anterior a essa partida também pertencia ao Los Angeles Galaxy. No ano passado, o confronto entre o time de Los Angeles e o Manchester United, que acabou com vitória dos ingleses por incríveis 7 a 0, levou 86.432 torcedores ao mesmo Rose Bowl Stadium, em partida válida pelo mês o torneio de pré-temporada.

Pela MLS, o recorde de público também é do LA Galaxy. Em 1966, o jogo contra o Metrostars, que acabou com a vitória dos donos da casa por 2 a 1, recebeu 69.255 espectadores. O palco na época também era Rose Bowl Stadium. Logo em seguida, o jogo entre Seattle Sounders, que venceu por 1 a 0 o Potland Timbers, aparecia na segunda posição com 67.385 expectadores.

Recentemente, os EUA receberam um amistoso entre Real Madrid e Manchester United que quebrou o recorde de público de uma partida de futebol em solo americano. Em Agosto de 2014, 109.901 torcedores foram ao Michigan Stadium, em Ann Arbor acompanhar a partida que terminou com vitória dos Red Devils por 3 a 1 sobre os madrilenhos.

O sucesso de público nos jogos de futebol nos Estados Unidos e na própria liga do país, a MLS (Major League Soccer) já não é mais nenhuma novidade. Com média de 19.147 torcedores por jogo em 2014 somente na temporada regular, o público médio de torcedores no Campeonato Brasileiro do mesmo ano foi superado. Aqui no Brasil, a média de público chegou a 16.555 torcedores.

Se formos analisar as equipes da MLS, veremos que o Seattle Sounders possuiu uma incrível média de 43.734 torcedores por jogo, números esses que podem ser comparados com o das maiores equipes do planeta. Além disso, mais sete equipes da liga estadunidense possuem público médio superior a 20.000 torcedores.

Com o mercado do chamado soccer pelos americanos crescendo cada vez mais, não é à toa que equipes importantes da Europa escolhem fazer sua pré-temporada na terra do Tio Sam. O torneio que registrou o maior público de uma equipe da MLS na história ainda conta com as participações do multimilionário PSG e do Manchester United.

Todo ano, desde 2013, a International Champions Cup reúne as maiores equipes do planeta em jogos que marcam o início das pré-temporadas dos clubes europeus. O confronto entre equipes europeias e times americanos com europeus vem atraindo cada vez mais público e a tendência é que esse recorde batido não demore muito a ser ultrapassado.

Foto: Reprodução/Facebook



Jornalista em formação pela PUC-SP. Devoto da maior invenção criada pelo homem na história da humanidade: o futebol