Pan: Brasil bate o México e enfrentará o Uruguai nas semifinais do Handebol Feminino

A Seleção Brasileira Feminina de Handebol venceu na tarde desta terça-feira (20) o México por 34 a 19 e garantiu o primeiro lugar de seu grupo na fase inicial nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Precisando da vitória contra um adversário até então invicto, as comandadas por Morten Soubak conseguiram se manter na liderança do placar ao longo de toda a partida.

LEIA MAIS:
Seleção feminina de basquete deixa escapar o bronze para Cuba e finaliza o Pan em 4°

Enfrentando uma equipe com atletas de baixa estatura (a média de altura das mexicanas é de apenas 1,68m) e com uma defesa forte, o Brasil teve alguma dificuldade no começo da partida. Ainda assim, as brasileiras conseguiram, aos poucos, abrir vantagem sobre o México, que não teve forças para reagir. Soubak destacou que o adversário desta tarde possui um estilo de jogo bastante diferente das equipes de Canadá e República Dominicana.

“A base da equipe tem que mudar a cada dia, então sempre nos preparamos pensando no adversário. Hoje não conseguimos fazer um jogo defensivamente tão fechado e concentrado como fizemos contra o Canadá. As mexicanas foram muito espertas e realmente apresentaram dificuldade para nós. O placar foi elástico como nos outros dias, mas não estamos olhando somente para isso”, disse o treinador.

A artilheira do Brasil na partida foi ponta direita Alexandra Nascimento, autora de oito gols, enquanto pelo lado do México, a artilheira foiNashely Jaramillo, com três tentos anotados. De acordo com a pivô Elaine Gomes, a Seleção Brasileira apresentou um melhor desempenho na segunda etapa do confronto contra as mexicanas.

“Hoje nós cometemos alguns erros que não podíamos ter cometido. No intervalo, a gente conversou e conseguiu consertar essas falhas no final. Nós estamos melhorando a cada jogo e, pouco a pouco, as coisas estão se acertando dentro de quadra”, comentou Elaine, que atualmente joga no handebol da Dinamarca.

Com as três vitórias na primeira fase do torneio Pan-Americano, a Seleção Brasileira Feminina de Handebol enfrentará o Uruguai na semifinal. O outro confronto colocará frente a frente México e Argentina. As duas partidas serão disputadas na próxima quarta-feira (22).

Foto: Cinara Piccolo



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.