Palmeiras x Santos: clássico tem duelo de joias da base

(Foto: Divulgação Santos FC/Divulgação Ag Palmeiras)

O clássico entre Palmeiras e Santos despertará atenção pela análise do comportamento de dois jogadores que ascenderam das categorias de base do clube: Gabriel Barbosa e seu xará Gabriel Jesus. Ambos tem 18 anos, mas vivem momentos distintos em suas respectivas equipes. Enquanto o santista tenta retomar a boa fase de 2014, o palmeirense marcou nesta semana o seu primeiro gol como profissional e quer se firmar como destaque da equipe alviverde.

Gabriel Barbosa, nascido em 1996, tem 18 anos e é mais uma das joias santistas lapidadas pelo saudoso Zito. Desde cedo se destacou pela facilidade em marcar gols, o que lhe garantiu a alcunha de “Gabigol”. Gabriel, como prefere ser chamado, foi promovido à equipe principal em 2013, ainda com 16 anos e sua estreia foi contra o Grêmio Barueri, pelo Campeonato Paulista. Marcou seu primeiro gol como profissional diante do Grêmio, na vitória por 1×0, em partida válida pela oitavas de final da Copa do Brasil.

Em 2014, Gabriel teve que disputar espaço com Leandro Damião, que chegou ao clube como a grande contratação da temporada. O jogador não só conquistou a titularidade como alcançou o feito de ser o artilheiro da equipe com 21 gols marcados em 56 jogos. Com a chegada de Enderson Moreira, Gabriel teve dificuldade em se firmar na equipe e acabou perdendo espaço para Ricardo Oliveira. Com a saída de Robinho e a manutenção do esquema com 3 atacantes, Gabriel voltou a figurar como titular.

Embora tenha apresentado rendimento irregular nesta temporada, o atacante foi um dos destaques da vitória da equipe santista sobre o Figueirense, no último final de semana. O jogador procurou as jogadas e marcou um gol em lance de oportunismo. Contra o Palmeiras, Gabriel disputará sua centésima partida como profissional e quer repetir a boa atuação de 2014. Pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, o Santos enfrentou o Palmeiras no Pacaembu, como visitante, Gabriel marcou 2 gols e foi peça chave na vitória santista.

Veja os gol de Gabriel Barbosa em Palmeiras 1 x 3 Santos, pelo Brasileirão 2014:

LEIA MAIS

5 jogadores que podem decidir para o Santos no clássico contra o Palmeiras

Gabriel Jesus tem 18 anos e chegou ao Palmeiras em 2013, após se destacar na Copa São Paulo sub-15 pelo Anhanguera. Nas categorias de base se destacou tanto pelos gols marcados, como pelos títulos. Gareca foi o primeiro treinador a relacioná-lo entre os titulares, no ano de 2014, mas a estreia só ocorreu no Campeonato Paulista deste ano, diante do Bragantino, promovida por Oswaldo de Oliveira, quando o jovem tinha 17 anos.

No meio da semana, Gabriel Jesus marcou seu primeiro gol como profissional pelo Palmeiras, diante do ASA, em partida válida pela Copa do Brasil, gol solitário que garantiu a vitória da equipe e a classificação para os oitavas de final.Nos bastidores, a projeção que o atacante pode ter, baseada em seus resultados nas categorias de base, o transformou  em xodó da torcida e atraiu o assédio de outros clubes.

 Veja o primeiro gol de Gabriel Jesus como profissional: