Palmeiras x Santos: 5 motivos para acreditar na vitória do Santos

(Foto: Divulgação Santos FC)

Neste domingo, o Santos enfrentará o Palmeiras às 16h00, no Allianz Parque, em confronto válido pela 14ª rodada da série A do Campeonato Brasileiro. No dia nacional do futebol e com ações comemorativas do centenário do clássico, os dois clubes com o maior número de conquistas do Campeonato Brasileiro vão à campo em busca da vitória. O Palmeiras tenta confirmar a boa fase e o retrospecto positivo contra os principais rivais paulistas, nesse campeonato venceu Corinthians e São Paulo.  Já o Santos tenta manter o retrospecto positivo no Brasileirão diante do clube alviverde, emplacar uma sequência positiva e deixar a incômoda posição na zona de rebaixamento. O Torcedores.com lista cinco motivos para acreditar em vitória santista no clássico. Confira abaixo.

LEIA MAIS:

#8mais8: Santos e Palmeiras se unem em ação comemorativa ao centenário do clássico

Palmeiras x Santos: clássico tem duelo de joias da base

5 jogadores que podem decidir para o Santos no clássico contra o Palmeiras

Divisor de águas: Atualmente na zona de rebaixamento, uma vitória da equipe santista no clássico pode ser um ponto fundamental para o crescimento da equipe na competição. A vitória pode ajudar a recuperar a confiança do grupo e melhorar o clima nos bastidores. O rival está em boa fase e é apontado como uma das equipes com melhor elenco do país. É uma vitória importante para a sequencia do campeonato e pode dar mais tranquilidade ao trabalho de Dorival Jr.

 Motivações pessoais: Gabriel Barbosa disputará sua 100ª partida pelo Santos. Embora tenha apresentado rendimento irregular nesta temporada, o atacante foi um dos destaques da vitória da equipe santista sobre o Figueirense, no último final de semana. Pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, o Santos enfrentou o Palmeiras no Pacaembu, como visitante, Gabriel, que marcou 2 gols e foi peça chave na vitória santista, quer repetir a boa atuação. Lucas Lima, que não vinha em boa fase, também quer retomar seu melhor futebol diante de um grande jogo. O jovem Thiago Maia quer garantir seu espaço no meio de campo e Renato quer mostrar que está em condições, sobretudo físicas, de retomar a titularidade.

 Retrospecto no Campeonato Brasileiro:  O Santos leva vantagem no número de vitórias em confrontos na história do Campeonato Brasileiro, são 23 vitória santistas contra 17 vitórias palmeirenses. O Palmeiras não vence o Santos no Campeonato Brasileiro desde 2011, quando as equipes se enfrentara no Pacaembu e o Alviverde venceu por 3×0. De lá para cá são 5 vitórias santistas.

 Ricardo Oliveira: O camisa 9 foi decisivo nos clássicos e é  o jogador mais regular da equipe santista. O artilheiro do Santos e da competição, tem sete gols em clássicos na temporada. Contra o Palmeiras foram 2 marcados. A preocupação com o artilheiro e demais peças do ataque santista, fez Marcelo Oliveira, técnico do Palmeiras, declarar que pretende preparar um sistema defensivo com intensidade para inibir a ofensividade da equipe do Santos.

 Semana de trabalho: Diferentemente do Palmeiras que teve compromisso pela Copa do Brasil no meio da semana, o Santos teve a semana cheia para trabalhar. Contra o Figueirense, Dorival Jr. pode realizar apenas um treinamento prévio à partida. Durante a semana, o treinador focou a orientação sobre o posicionamento da equipe em campo, enfocando a necessidade de cooperação de todos os jogadores com o sistema defensivo, sem comprometer a vocação ofensiva e o esquema com três atacantes. Dorival quer um Santos com intensidade, mas colaborativo na marcação.