Opinião: Tite deveria ressuscitar o esquema de jogo do Corinthians da Libertadores-2012

Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians

Embora o Corinthians seja o vice-líder do Campeonato Brasileiro, ostenta um dos piores ataques da competição, com apenas 19 gols marcados. Vagner Love, há cinco rodadas sem marcar, é um dos responsáveis pela crise ofensiva. O veterano atravessa fase ruim e mostra sérias dificuldades em dominar a bola. Penso que Tite deveria rever o esquema com um camisa 9 e voltar a apostar em um time sem centroavante como na inédita conquista da Copa Libertadores de 2012.

LEIA MAIS:
Corintianos “invadem” a rede social de Jonathas após atacante recusar o clube
“Corinthians joga com 10, porque Love e nada é a mesma coisa”, diz Juca Kfouri

O fato é que desde a saída de Guerrero e Emerson Sheik em junho passado, o comandante conta com poucas opções no elenco. E dificilmente, a diretoria conseguirá fazer a reposição em 2015, após as tentativas mal sucedidas com Teo Gutiérrez e Jonathas. O primeiro fechou com o Sporting-POR. O segundo acertou com a Real Sociedad-ESP.

Luciano deveria ser testado no time ainda mais que o atacante foi o destaque da seleção brasileira, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Foi o artilheiro com cinco gols. O atleta de 22 anos poderia ser usado aberto pelo lado direito do campo e Malcom, no lado oposto. Na conquista da Libertadores, foi assim com Emerson Sheik e Jorge Henrique. Liedson, em má fase, ficou no banco na reta final. Quem sabe o motivado Luciano não mantenha a fome de gols da seleção, agora no Timão, onde em 2015 fez apenas um gol em 12 jogos oficiais?

Durante entrevista coletiva na última segunda-feira, Tite fez elogios ao atacante que deve ser relacionado para a partida desta quarta-feira, contra o Vasco, na Arena.

“Ele cheira a gol, tem esse grande mérito. É finalizador na sua essência. Chuta-chuta. Busca o gol, é sempre a primeira opção dele. Vai ter a maturidade das melhores escolhas dentro de campo”, disse.

O Corinthians não pode ficar refém de Vagner Love, que tem sido um peso morto em campo. Tite precisa testar outras alternativas.

Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians

 



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)