Opinião: Minha mesa redonda reúne três emissoras e conteúdo do melhor

Reprodução/ESPN

Para o apaixonado por esporte, assistir a programas de debate é um exercício que nunca se chega a perfeição. Em primeiro lugar, porque você raramente vai com a cara de todos os convidados ou simplesmente porque não concorda com os critérios ou pontos de vista daquele ou daquela jornalista que compõe a mesa. Por isso, pode passar por sua cabeça juntar todos os seus especialistas preferidos em um mesmo programa, independentemente da emissora em que trabalhem.

LEIA TAMBÉM:
Opinião: Galvão e PVC juntos na mesma equipe. Pode isso, Arnaldo?

Um exercício de ficção, é claro, mas não custa nada imaginar essa situação ideal. No meu caso, foi até uma chance de eleger colegas nos quais me inspiro pelo excelente trabalho analisando jogos e times do Brasil e mundo, da personalidade de cada um em opinar abertamente sobre determinado assunto e também pela bagagem que carregam em vários anos de profissão.

Então, a seguir, apresento a vocês a “minha mesa redonda perfeita”.

Marcelo BarretoAPRESENTADOR – Marcelo Barreto (SporTV)

É um dos principais jornalistas do canal da Globosat e apresenta o programa “Seleção SporTV” nas tardes de segunda a sexta, além de ocasionalmente guiar o “Troca de Passes” após os jogos da rodada do Campeonato Brasileiro. O sósia de Didi “Mocó” é muito carismático, tem presença para a função e conduz muito bem seus programas, sabendo se sair bem até mesmo quando há convidados com opiniões distintas, como aconteceu recentemente na participação de Carlos Alberto Torres em que detonou a postura dos jogadores da seleção brasileira.

JORNALISTAS

PVCPaulo Vinicius Coelho – Fox Sports
Escolho por seu conhecimento aprofundado sobre o futebol. Analisa de forma sucinta e aponta erros e acertos na formação tática de qualquer time, seja do Campeonato Brasileiro ou da Bundesliga, por exemplo. Como já disse em outro post, é uma enciclopédia futebolística, além de ser um dos poucos comentaristas que participam de debates esportivos e ainda continuam com o faro de reportagem. Seu blog da UOL é uma das fontes mais confiáveis sobre negociações do mercado da bola e outros assuntos relevantes do futebol.

JucaJuca Kfouri – ESPN Brasil
Um dinossauro do jornalismo esportivo brasileiro. Esse senhor conhece tudo e um pouco mais de futebol, seja do seu Corinthians ou de qualquer outro clube. Não tem medo de dar opiniões diferentes do que a maioria, faz reflexões perfeitas e bem pertinentes em suas participações no “Linha de Passe” e tem o carisma de quem faz parte do pelotão de elite de nossa área no Brasil.

HofmanGustavo Hofman – ESPN Brasil
É um dos “discípulos” de Paulo Vinicius Coelho, na minha opinião. O jovem jornalista faz um ótimo trabalho seja como comentarista ou repórter. Nas coberturas internacionais, então, é um dos que mais conhecem a realidade lá fora. Quer saber do Campeonato Russo? Pergunte para Hofman. Seu time contratou uma jovem promessa do futebol da Alemanha? Veja o que ele tem a dizer. Raramente Gustavo não tem a resposta ou algum conselho nesse tipo de situação.

LédioLédio Carmona – SporTV
Entre Mauro Beting e Lédio Carmona, fiquei com o segundo. Espero que não me julguem, mas só o fiz por não ter acompanhado tanto o trabalho de Beting. Desde que era adolescente, gostava de Lédio pela autenticidade nas transmissões, o carisma que carrega (aparentemente) dentro da SporTV e pelas opiniões diretas e objetivas nos programas de debate.

Curtiu a matéria? Siga o autor no Twitter: @fontes_matheus.
Facebook: Matheus Martins Fontes.

Fotos: Reprodução/ESPN/Fox Sports/SporTV



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.