Odepa “salvou” Record na final do handebol, mas não o SporTV

A Record News transmitiu as semifinais e finais do handebol nos Jogos Pan-Americanos de Toronto graças ao sinal gerado pela Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana). A geradora oficial no Canadá, a CBC, deixou a modalidade fora de suas transmissões, o que impediu a exibição dos primeiros jogos dos torneios masculino e feminino para todos os países.

LEIA MAIS
Tóquio revela logotipos oficiais das Olimpíadas de 2020

Na reta final, o sinal da Odepa acabou salvando a Record, mas o SporTV, canal de TV por assinatura que sublicenciou os direitos de transmissão do Pan junto à emissora paulista, não teve acesso a ele. Resultado: transmitiu flashes da vitória do Brasil sobre a Argentina, na final feminina desta sexta-feira (24), com um sinal próprio enviado via internet ao Brasil.

Com apenas uma câmera, o sinal acabou permitindo ao SporTV3 a exibição de momentos-chave da conquista do ouro pan-americano das atuais campeãs mundiais da modalidade. Mas a transmissão da Record também era diferente. O GC com o placar utilizado era totalmente diferente do padrão da CBC para o Pan, e lembrava um modelo usado pela ESPN.

Os Jogos Pan-Americanos de Toronto tiveram justamente na geradora oficial de imagens, que optou por transmitir apenas cerca de um terço das modalidades. O caso foi levado ao ar diversas vezes por SporTV e Record, que pediram desculpas por não exibir esses esportes que acabaram ignorados pela CBC.

Foto: Divulgação/Record



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.