O Burro da Central x Tigre: Rivalidade no Vale do Paraíba

Foto: Reprodução/Facebook

A história de rivalidade e confrontos no Vale entre o Tigre e o Burro da Central. Os dois times foram formados no Vale do Paraíba, região do estado de São Paulo e atualmente se enfrentam em competições como Copa Paulista e Campeonato Paulista.

LEIA MAIS:
Come-Ferro: A trajetória de confrontos históricos

O Esporte Clube Taubaté foi fundado em 1914 com o formato e nome atual, mas muito antes, em 1904, já existia um esboço do que seria o tão sonhado time de futebol da cidade de Taubaté. Após sua criação, o Burro da Central, como é conhecido, tornou-se o primeiro time profissional do Vale do Paraíba, obtendo sua primeira grande conquista na segunda divisão do Campeonato Paulista de 1955.

O Tigre do Vale ou São José Esporte Clube foi fundado em 1933 em sua primeira composição contando com jogadores amadores vindo do time de basquete da cidade. O clube permaneceu no amadorismo até sua profissionalização e primeiro campeonato oficial, em 1964, em que se consagrou campeão da terceira divisão paulista (atual segunda divisão do Paulista).

O primeiro encontro entre os times do Vale aconteceu em 1981,pela série A1 do Campeonato Paulista, a partida terminou em empate, porém o São José fez uma excelente campanha chegando à fase final do segundo turno em que perdeu para o São Paulo.

Depois de muitos anos de confrontos equilibrados, os times somam 13 jogos disputados, dentre essas partidas o São José leva vantagem contabilizando 5 vitórias, um percentual de 38% de aproveitamento. No entanto a diferença não é grande, já que o Esporte Clube Taubaté possui 4 vitórias, 31% dos jogos. Os outros 31% de rendimento fica na conta dos 4 empates vivido pela dupla do Vale.

O ultimo confronto ocorreu em Fevereiro de 2015 pela série A3 do Campeonato Paulista, a disputa entre o Tigre do Vale e o Burro da Central termina em empate, com o placar de 1 a 1 em Taubaté. Resultado que ajudou na certeira campanha do Esporte Clube Taubaté que ao final do campeonato foi consagrado o grande campeão da competição levando para casa o tituloe o acesso para série A2.

OBS: Os dados apresentados foram retirados dos sites oficiais de ambos os times e do site ogol.com.br

Foto: Reprodução/Facebook



Estudante de jornalismo da UFOP e futura jornalista