Mesmo sem jogar bem, São Paulo vence o Cruzeiro e entra no G4

Rubens Chiri / saopaulofc.net

São Paulo erra muito, mas Cruzeiro erra mais. Com o placar mínimo, o Tricolor conquista os três pontos no Morumbi e entra no G4. Para garantir a 4ª colocação, no entanto, são-paulinos terão de torcer contra o Palmeiras que encara o Vasco, às 18h30, em São Januário.

LEIA MAIS
Pato diz que joga no São Paulo até o final do ano e que seu futuro é incerto
Briga por título e rebaixamento: Próximos adversários não animam o São Paulo

O jogo em si foi muito fraco tecnicamente. O São Paulo, atuando com um meio campo formado por jovens da base – Lucão, João Schmidt e Boschilia, errava muitos passes e as jogadas de ataque não saiam com perfeição. Na zaga, contudo, Tolói se mostrava firme, assim como Rodrigo Caio, outra cria tricolor. O Cruzeiro, por sua vez, errou muito mais, tanto em passes equivocados quanto na transição, sempre muito lenta. A impressão que o clube mineiro passava era a de que os atletas nunca haviam jogados juntos.

Com esses ingredientes, a vitória ficou com o time que errou menos. Após cruzamento de direita do lateral-esquerdo Carlinhos, Alexandre Pato fez um leve desvio de cabeça e a bola morreu no fundo do gol de Fábio. No mais, o que se viu foi muita disposição e pouca técnica, além de alguns abusos de ambos os lados – Centurión, pelo São Paulo, e Fabrício, pelo Cruzeiro, abusavam das jogadas de efeito e dribles que poucas vezes deram certo.

Rogério Ceni foi um expectador de luxo na partida. Fábio, contudo, precisou trabalhar um pouco mais. O arqueiro celeste fez uma grande defesa em um chute de Alexandre Pato, minutos antes do gol tricolor, no fim do primeiro tempo. Já na segunda etapa, após cobrança de falta ridícula de Fabrício (o atleta cruzou a bola dentro da grande área), João Paulo, jovem centroavante da base que havia entrado no lugar de Pato, emendou um balaço que explodiu no peito do goleiro. E foi só.

Com este resultado, o São Paulo figura agora na 4ª colocação do Brasileirão, com 27 pontos. O Cruzeiro, sem vencer há três partidas, caiu para a 13ª colocação, com apenas 17 pontos, quatro acima do Goiás, primeiro dentro do Z-4. Para o Tricolor resta a torcida contra o Palmeiras, que ainda joga neste domingo contra o Vasco, para se manter no G4 pelo menos até a próxima rodada.

O próximo duelo do São Paulo será uma parada duríssima: os tricolores enfrentam o líder Atlético-MG, em Belo Horizonte, na próxima quarta-feira, 29, às 22h. Já o Cruzeiro vai até Recife enfrentar o Sport, na Arena Pernambuco, no domingo, às 18h30.

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net