Fred foi flagrado no doping durante a Copa América 2015

Getty Images

Fred, jogador do Shaktar, volante da seleção brasileira na Copa América, atuou em dois jogos e foi flagrado no exame antidoping. A substância encontrada foi o diurético hidroclorotiazida. A informação é do canal Fox Sports. A contraprova sera feita nesta terça-feira.

O volante foi convocado pelo técnico Dunga após o corte de Luiz Gustavo, do Wolfsburg. Fred estava em uma lista de seis suplentes que havia sido divulgada em maio. O jogador foi titular nas duas primeiras partidas da seleção brasileira durante a Copa América do Chile, mas não jogou contra a Venezuela e o Paraguai.

Pelas regras da CBF que deve emitir nota oficial ainda nesta segunda-feira, se o volante tivesse usado a substância em um dos remédios utilizados pela Confederação Brasileira, três médicos teriam de assinar um documento se responsabilizando por seu uso. O Tribunal Disciplinar da Conmebol, que deve cuidar do caso se o resultado analítico adverso for confirmado, ainda não foi notificado. Segundo o Lance!

A hidroclorotiazida age impedindo o rim de retem líquidos o que resulta no aumento da produção de urina. Com esses efeitos, a substância pode ser usada para mascarar o uso de outra substância, acelerando sua eliminação.

Neste ano, o ex-jogador do Corinthians, André Santos, fopi flagrado pelo uso da mesma substância e acabou sendo suspenso por 30 dias.

Imagem: Getty Images

 

 

 



Formada em jornalismo pelo Mackenzie, demorei anos para perceber que dá, sim, para ir atrás dos sonhos e trabalhar com o que se gosta: o esporte. Hoje me divido entre o esporte e a política. Nunca vou me conformar com os que dizem: "É só futebol.."