Flamengo confirma interesse em disputar possível Copa Sul-Minas em 2016

Gilvan de Souza/Flamengo

O plano de retorno da Copa Sul-Minas em 2016 avançou um pouco mais nessa sexta-feira, assim como o desejo do Flamengo em fazer parte desse torneio, que seria disputado no primeiro semestre da próxima temporada. Dirigentes dos clubes interessados se reuniram na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, para planejar a fórmula de disputa e o calendário da competição. A expectativa é que haja uma definição no próximo encontro, no dia 7 de agosto.

LEIA TAMBÉM:
Grêmio tenta o retorno de Bressan antes do fim do empréstimo com o Flamengo
Ederson diz que lesões ficaram no passado e quer sequência de jogos no Flamengo
Ederson pede bênção de Zico para vestir a 10 e exalta Flamengo

Os times buscam também uma forma de montar juridicamente a competição e pensam na criação de uma associação. Embora Flamengo e o arquirrival Fluminense, outro interessado em participar do torneio, ainda não garantiram presença, a reportagem do GloboEsporte.com informa que os demais clubes consideram a dupla carioca como “a cereja do bolo” do evento. Tanto que a proposta inicial é de um torneio com três clubes dos estados do Sul e dois de Minas Gerais, porém prolongado para sete caso Fla e Flu entrem no torneio.

A discussão da presença dos cariocas é outro tema da reunião do mês que vem, na Arena do Grêmio. O diretor-geral do Flamengo, Fred Luz, demonstrou que o clube tem bastante interesse em participar. “O Flamengo ainda não confirma que vai participar, mas vê com bons olhos a montagem da competição, só que ainda está cedo para decidir se vai participar. Faltam muitos passos ainda, a definição de estrutura, regulamento, calendário“.

Caso a competição saia do papel e Flamengo e Fluminense estejam dentro dos planos, deve mudar de nome. A intenção é vender o nome para algum patrocinador. No momento, três apoiadores estão interessados. Com a dupla carioca, espera-se que a competição ganhe mais importância do que a Copa Nordeste e a Copa Verde.

A última edição da Copa Sul-Minas aconteceu em 2002. Flamengo e Fluminense vivem conflito com a Ferj desde o Campeonato Carioca, no começo da temporada, e, caso optem por jogar o novo torneio, é provável que a dupla use seus times sub-23 para o Estadual em 2016.

Curtiu a matéria? Siga o autor no Twitter: @fontes_matheus.
Facebook: Matheus Martins Fontes.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.