Estratégia de boxes funciona e Hunter-Reay vence etapa de Iowa da Indy

Ryan Hunter-Reay venceu a movimentada Iowa Corn 300, 13ª etapa da IndyCar Series, disputada na noite do último sábado (18), no circuito oval de 7/8 de milha do Iowa Speedway. Esta foi a primeira vitória do americano da equipe Andretti a temporada, e a terceira em Iowa na carreira. Josef Newgarden, da CFH Racing, ficou com a segunda colocação, enquanto Sage Karam, com o carro da Chip Ganassi, completou a prova na terceira posição.

LEIA MAIS:
Castroneves lidera 1-2 brasileiro no grid em Iowa

Hunter-Reay contou com uma estratégia perfeita de parada nos boxes já na parte final das 300 voltas da corrida, conseguindo abrir uma vantagem pequena, porém segura, para Newgarden, faturando a vitória – quinta seguida da Andretti no menor circuito oval da temporada da IndyCar Series.

O quarto lugar ficou com Graham Rahal, que mais uma vez fez uma prova bastante agressiva. Carlos Muñoz, companheiro de Hunter-Reay, foi o quinto, seguido por Ed Carpenter. Marco Andretti ficou com a sétima colocação, acompanhado pelo australiano Ryan Briscoe. Sébastien Bourdais apareceu no nono posto, enquanto o atual campeão Will Power fechou a lista dos dez melhores.

A prova, que parecia ser tão boa para os pilotos brasileiros, acabou se revelando uma decepção completa. Após largar da pole position e andar boa parte da corrida entre os líderes, Helio Castroneves terminou apenas na 11ª colocação. Tony Kanaan, que dominou toda a primeira parte da prova, teve um problema mecânico em seu carro e foi obrigado a abandonar a disputa.

A corrida contou com cinco intervenções do Safety Car, sendo a principal delas logo na 11ª volta, quando o colombiano Juan Pablo Montoya, líder do campeonato desde a primeira corrida do ano, bateu, após a suspensão de seu Penske quebrar repentinamente. Já ao final da prova, Carpenter discutiu asperamente com Karam. Os dois disputaram posições na parte final da prova e o veterano acusou o novato de ser desleal durante o embate.

Com os resultados em Iowa, Juan Pablo Montoya segue na liderança do campeonato, com 445 pontos, contra 403 do agora vice-líder Graham Rahal. Scott Dixon, com 397, é o terceiro, seguido por Hélio Castroneves, quarto com 391. A quinta colocação é do australiano Will Power, com 390. Tony Kanaan caiu para o nono posto na tabela de classificação, com 324.

A próxima etapa da IndyCar Series acontece no dia dois de agosto, com a realização da Honda Indy 200 at Mid-Ohio, no Mid-Ohio Sports Car Course, localizado na cidade de Lexington, no estado americano de Ohio.

Foto: Chris Owens/IndyCar



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.