Dupla Marcelinho e Viola fez a diferença para o Corinthians na conquista da Copa do Brasil de 95

Foto: Reprodução

Há 20 anos, o Corinthians conquistava o seu primeiro título da Copa do Brasil ao bater o Grêmio nos dois jogos da decisão. Ao longo da campanha invicta, o meia Marcelinho e o atacante Viola fizeram seis gols cada e foram fundamentais na chegada ao objetivo.

O elenco campeão contava com importantes valores das categorias de base como o goleiro Ronaldo, o lateral-esquerdo Silvinho, o volante Marcelinho Paulista e o atacante Marques.

Em 10 partidas na competição, a equipe somou oito vitórias e dois empates, com 21 gols marcados e apenas três gols sofridos. Além de mostrar segurança atrás, o zagueiro Célio Silva ajudava na frente. Foi o vice-artilheiro, com três gols.

Marques, reserva de luxo, balançou as redes duas vezes. O zagueiro Henrique e os meias Elivélton e Souza marcaram um gol cada.

Curiosidade: Eduardo Amorim, técnico campeão, só assumiu o alvinegro a partir do jogo de volta da primeira fase, contra o Operário-MT, no Pacaembu. Mário Sérgio foi o comandante na estreia, mas pouco tempo depois pediu demissão.

Confira outros jogadores que colocaram a faixa de campeão no peito:

Ricardo Pinto (goleiro), Vítor (lateral-direito), Valdo (lateral-direito), Ezequiel (volante), Zé Elias (volante), Bernardo (volante), Tupãzinho (meia), Hermes (meia), Boiadeiro (meia), Fabinho Fontes (atacante), Jorginho (atacante).

FICHA TÉCNICA DO JOGO DECISIVO: GRÊMIO 0 X 1 CORINTHIANS

Data: 21/06/1995

Local: Olímpico, Porto Alegre-RS

Árbitro: Márcio Rezende de Freitas

Gol: Marcelinho Carioca (COR) aos 27 minutos do segundo tempo

Cartões vermelhos: Paulo Nunes (GRE) e Silvinho (COR)

GRÊMIO: Danrlei; Arce, Adílson, Rivarola e Carlos Miguel; Dinho (Alexandre), Gélson, Luís Carlos Goiano e Arílson; Paulo Nunes e Jardel. Técnico: Luiz Felipe Scolari

CORINTHIANS: Ronaldo; André Santos (Vitor), Célio Silva, Henrique e Silvinho; Zé Elias, Bernardo, Marcelinho Carioca e Souza; Marques (Tupãzinho) e Viola. Técnico: Eduardo Amorim

 



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)