Dilma parabeniza delegação brasileira por desempenho no Pan

BRASILIA, BRAZIL - JULY 03: Brazilian President Dilma Roussef speaks during a ceremony for presents the Olympic Torch and Relay Route of the Rio 2016 Olympic Games on July 3, 2015 in Brasilia, Brazil. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)

A presidenta Dilma Rousseff usou sua página oficial no Facebook para parabenizar, na noite deste domingo (26), a delegação brasileira pelo desempenho nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. O Brasil terminou a competição com o terceiro lugar no quadro de medalhas, com 41 de ouro, 40 de prata e 60 de bronze, num total de 141 pódios para o país.

LEIA MAIS
Opinião: Pan-2015 marca fim da euforia esportiva da Record

Dilma enfatizou que 121 dessas medalhas foram conquistadas por atletas que possuem patrocínios e incentivos do Governo Federal, e que 70% dos atletas que representaram o Brasil nos Jogos possuem cadastro no programa Bolsa Atleta.

“Tenho certeza de que vamos colher ainda mais frutos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem.Temos o compromisso de apoiar o esporte e temos consciência do seu poder transformador”, disse a presidenta.

Dilma ainda parabenizou o nadador Thiago Pereira, que se tornou em Toronto o maior medalhista pan-americano de todos os tempos. “Atletas como o nadador Thiago Pereira, que se tornou em Toronto o maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos, são exemplos para nossas crianças”, afirmou.

Apesar da euforia, o Brasil teve uma queda no desempenho em relação aos Jogos de Guadalajara, há quatro anos. Na ocasião, a delegação trouxe 48 medalhas douradas, sete a mais que em Toronto. Também é preciso considerar que o calendário do evento em 2015 foi atrapalhado por várias competições mais importantes, como Mundiais em diversas modalidades. Além disso, por ser país-sede das Olimpíadas em 2016, vários esportes já possuem vagas garantidas para o Brasil.

Confira a íntegra da nota de Dilma Rousseff no Facebook:

Com muito orgulho, faço neste domingo, dia do encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, uma homenagem especial…

Posted by Dilma Rousseff on Domingo, 26 de julho de 2015



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.