Comercial e Batatais: Rivalidade de Seleção Brasileira

Outro clássico do interior Paulista é estrelado por Comercial Fc e Batatais Fc. Fundado em 1919, o Fantasma da Mogiana, como é denominado pelos torcedores batataenses, teve três jogadores revelados pelo clube em Copas do Mundo. Na França em 38, o goleiro Batatais e o ponta-direita Zeca Lopes. Já em 70, no México, outro filho do clube atuou pela Seleção Principal. O zagueiro Baldochi participou do tri-campeonato mundial.

Por outro lado, o Comercial, fundado em 1911 revelou grandes jogadores como o meia Diego, que atuou por grandes clubes europeus, principalmente no Santos de Robinho em 2002. Mas um que está na história do clube é o zagueiro Piter.

Em tempos que Pelé, do Santos, e Garrincha, do Botafogo-RJ, infernizavam as zagas adversárias, o Comercial tinha mais que um atleta, chegava a ser uma Muralha, evitando os adversários chegarem ao gol comercialino. Em sua trajetória, o Leão do Norte acumula conquistas como o Campeonato Paulista do Interior em 66, mas com o Estadual da A2 de 58, sendo o primeiro caneco levantado pelo clube do Jd. Paulista.

batatais84

A rivalidade entre as equipes começou após jogadores defenderem ambos os clubes. Em destaque, o ponta-direita Zeca Lopes foi revelado pelo Batatais, mas logo em seguida defendeu as cores do Comercial. Outro ponto interessante é a derrota comercialina sofrida após excursão pelo Nordeste, no qual o Fantasma da Mogiana venceu por 4 a 1.

O derby foi bastante equilibrado até os 50, logo após as equipes sofreram por falta de jogos oficiais, o que acontece atualmente no interior paulista. Já nos anos 2000, os clubes voltaram a se encontrar. Com isso, o Comercial levou a melhor e recuperou a vantagem que havia perdido. Um dos jogos inesquecíveis para os torcedores do Leão do Norte foi a goleada pelo Paulista da Série A3 de 2010 , por 6 a 1, na Joia, além do confronto pela Copa Paulista, também no mesmo ano, vencido pelo bafo por 3 a 0, no Osvaldo Scatena.

 

Nesta temporada, as equipes se enfrentaram pela 13ª rodada da Série A2. O Comercial venceu por 1 a 0, no Estádio Palma Travassos. O clássico terá uma pausa até o segundo semestre de 2016, já que o Leão foi rebaixado para a A3 e o Fantasma da Mogiana assegurou a permanência na A2.

 

Obs.: devido à falta de fontes sobre o duelo, não foi possível encontrar mais resultados. As informações contaram com a colaboração do historiador Paulo Tolentino, natural de Batatais.

Foto: Reprodução/Facebook



Ribeirão-pretano com orgulho e apaixonado por todas as modalidades esportivas. Jornalismo esportivo é uma das paixões que carrego em meu peito. Sonhar é o que mantém o Homem vivo. "O Homem não morre quando deixa de existir, e sim quando deixa de sonhar".