Com direito a gol olímpico, Brasil massacra a Colômbia e conquista o Tri do Pan

Brasil
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Neste sábado (25), no estádio de Hamilton, as meninas da seleção canarinho golearam a Colômbia por 4×0 e venceram pela terceira vez os Jogos Pan-americanos. Os gols foram marcados por Formiga, Maurine, Andressa Alves e Fabiana. A partida foi totalmente dominada pelo Brasil e ainda teve três bolas na trave colombiana.

Logo aos 6 minutos, o primeiro gol do Brasil. Andressinha lançou a bola na área e Formiga acertou cabeceio preciso, sem chances para a arqueira colombiana Sepúlveda, 1×0. Aos 9, Thamires cruzou a bola na área, Andressinha ajeitou e Raquel Fernandes chutou por cima da meta colombiana.

Brasil começou a partida marcando pressão e fez a Colômbia ficar presa em seu campo de defesa. Com 24 minutos da primeira etapa, as colombianas ainda não tinham conseguido finalizar em gol. Brasil trocava passes e tinha o domínio total da partida.

O jogo seguia com o domínio brasileiro, porém com poucas finalizações. As goleiras estavam praticamente assistindo a partida. Aos 33, Formiga recebeu, chutou de fora da área e a bola foi por cima do gol. Dois minutos mais tarde, Clavijo perdeu a bola para Cristiane, que foi para dentro da área e perdeu na dividida para goleira Sepúlveda.

No lance seguinte, Andressa Alves entrou dentro da área e foi derrubada por Sepúlveda, pênalti não marcado pela árbitra Mirian León, de El Salvador. Com o choque, a goleira colombiana acabou se machucando. Aos 47, o último lance de perigo do primeiro tempo, Montoya chutou de fora da área e a goleira brasileira Bárbara agarrou no meio do gol.

No começo do segundo tempo, a goleira colombiana Forero, que entrou no lugar da titular Sepúlveda, machucada, soltou a bola após falta cobrada por Andressinha. No rebote, Érika, na pequena área, mandou por cima do gol. O toque de bola brasileiro estava envolvendo o time colombiano, que não desistia e continuava lutando para empatar o jogo.

Aos 12 minutos, a atacante colombiana Usme bateu de fora da área e Bárbara espalmou. No rebote, Andressa Alves afastou. Quatro minutos mais tarde, Andressa Alves cruzou na cabeça de Cristiane, que mandou à direita do gol.

Aos 19, a jogadora colombiana cruzou pela esquerda, Bárbara espalmou no pé de Catalina Usme, que não conseguiu dominar, facilitando para Bárbara agarrar a bola. Aos 23, Cristiane recebeu lançamento pelo alto e finalizou acima do gol. Dois minutos depois, ela recebeu lançamento de Érika, driblou duas zagueiras da Colômbia e sofreu falta perto da grande área. Na cobrança, Andressa Alves acertou o travessão. No lance seguinte, Andressinha chutou de fora da área e Forero espalmou para escanteio.

Aos 28, Maurine, que havia acabado de entrar no lugar de Andressinha, cobrou escanteio e fez um gol olímpico, 2×0. Aos 30, Maurine fez um belo lançamento e a zagueira Rafaelle cabeceou a bola no travessão. Oito minutos mais tarde, Andressa Alves recebeu, girou e bateu colocado no travessão.

Aos 40, Fabiana veio pela direita e cruzou rasteiro para Andressa Alves tocar para o gol, 3×0. Aos 43, Cristiane disputou a bola com a zagueira da Colômbia e chutou sem ângulo para defesa de Forero, cedeu escanteio. Aos 47, no último lance do jogo, Fabiana arriscou de fora da área e fez um golaço, 4×0.

A partida chegou ao seu final e com isso, o Brasil sagrou-se tricampeão pan-americano.  Agora, as meninas do Brasil estão liberadas para negociar seus contratos com seus respectivos clubes para disputa do campeonato brasileiro, que começa no dia 9 de setembro.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF